O Fiat 500 começou nessa terça-feira uma nova fase no mercado nacional: Após chegar ao Brasil importado da Polônia em 2008, o compacto da Fiat agora é produzido no México. Com isso, o carrinho não vai pagar os 35% de imposto de importação. O resultado é um preço inicial de R$ 39.990 para a versão Cult. Esse valor foi antecipado pelo Auto Segredos e divulgado também no Vrum.
A oportunidade de oferecer o carro com preço mais em conta acontece após a compra da Chrysler pela Fiat. Agora de posse da fábrica em Toluca, no México, a marca italiana aposta no mercado americano com o pequeno 500. Com isso, os países latino-americanos já receberam o Freemont, versão da Fiat do Journey e agora o 500 mexicano.
As alterações no modelo foram mínimas, basicamente para adequar o carro às exigências de segurança da legislação dos Estados Unidos, o que gastou 16 meses de preparação. O carro ganhou mudanças na estrutura para minimizar danos em colisões e setas nos paralamas. O lançamento aconteceu em Mimi, nos Estados Unidos, e foi transmitido pelo Facebook.
Clique aqui e veja mais fotos
O carro conta com dois motores. Um deles é o Evo Flex, 1.4 de oito válvulas, que rende 88 cavalos e torque de 12,5 kgfm com etanol, já utilizado no Novo Uno. O outro é o MultiAir 1.4 16V a gasolina com potência de 105 cv e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Serão três opções de câmbio. O manual e Dualogic de cinco marchas e um automático de seis velocidades.
As versões disponíveis são a Cult, a partir de R$ 39.990, e R$ 42.990 com câmbio Dualogic. De série, airbag duplo, ABS, controle de estabilidade, Hill Holder, direção elétrica, ar condicionado, rádio com CD e MP3 e rodas de liga leve com 15 polegadas, dentre outros. O motor é o EVO Flex.
A versão acima é a Sport Air, por R$ 48.800 com câmbio manual e R$ 52.800 automático no propulsor MultiAir. Além dos mesmos equipamentos de série do Cult, conta com rodas de liga leve de 16 polegadas e detalhes externos e de acabametno interno esportivos, como minissaias e aerofólio. Além disso, inclui airbags laterais.
O topo de linha é o Lounge Air automático, a partir de R$ 54.800, com todos os equipamentos do Sport Air, mas sem o apelo esportivo. Isso representa inclusive rodas com raio menor, de 15 polegadas. Em compensação possuiu teto de vidro fixo e diversos detalhes cromados.
O objetivo da Fiat será atacar dois segmentos diferentes com o mesmo carro. A versão mais em conta, a Cult, vai brigar entre os compactos premium, concorrendo com Chevrolet Agile, Citroën C3, Peugeot 207, Renault Sandero e inclusive com o Fiat Punto. As outras versões continuam na disputa dos carros de nicho, como Audi A1, Smart Fortwo e Mini Cooper. Outro carro que disputava nesse segmento, o New Beetle, saiu de linha; a nova versão só chega em 2012.
Prima Edizione
Para comemorar o lançamento do carro, a Fiat vai comercializar no Brasil a série especial Prima Edizione. Serão apenas 500 unidades, disponíveis com as outras versões do 500. Basicamente é um Sport Air mecânico, com detalhes exclusivos da série. Isso inclui rodas aro 16 com pintura preta e adesivos dedicados. No interior, costuras vermelhas no volante, alavanca do câmbio e bancos.
Personalização
A exemplo do que já era disponível no modelo polonês do 500, o compacto pode ser personalizado pelo usuário. Existem 23 acessórios como, por exemplo, minissaias laterais, aerofólio na tampa traseira, capa do retrovisor cromada, aplique cromado para capô, frisos laterais com sigla, faixas adesivas laterais nas versões Itália e Sport, faixa no teto e no capô, adesivo na coluna C, além de kits de capas exclusivas para as chaves. Existem três opções de tecido para os bancos, que podem escolhidas sem custo pelo cliente.
Lista de opcionais:
500 Cult - Volante em couro com comandos do rádio, piloto automático, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB) e Pacote Áudio Bose Premium.
500 Sport Air - Airbags de cortina –esquerdo e direito, abrangendo a dianteira e a traseira (window bag) –, knee bag para o motorista, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB), pacote Áudio Bose Premium, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos totalmente em couro.
500 Lounge - Airbag de cortina, knee bag para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth, USB e iPod), Pacote Áudio Bose Premium, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro com logotipo “500” e rodas em liga-leve 16”.
(Com informações da Fiat)