(FolhaNews)
Puxada pela compra de empresas, a Fiat encerrou o ano como líder de vendas no segmento de automóveis e comerciais leves, segundo dados divulgados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
No ano passado todo, a montadora respondeu por 25,94% do mercado, seguida de perto pela Volkswagen, que ficou com 22,97%, e General Motors, com 21,29%. Em quarto, a Ford ficou com 10,55% das vendas. Com menos de 3% aparecem Honda, Peugeot, Renault e Toyota.
Por modelo, porém, o carro campeão de vendas foi o Gol (VW), que em vários meses alternou a liderança com o Palio (Fiat). No ano passado, foram vendidas 243.164 unidades do Gol, enquanto do Palio, foram 221.750 - a maioria, porém, para pessoas jurídicas. Já do Uno, também da Fiat, foram 128.524 unidades. Dos 2.342.059 de automóveis vendidos em 2007, 84,42% (ou 1.977.135 unidades) eram modelos flex fuel, ou seja, que funcionam com álcool ou gasolina.