UAI

Fiat Linea - Grande aposta italiana

Montadora quer mostrar que também pode fazer bonito no mercado de sedãs médios lançando um modelo bonito, com luxo e sofisticação. Veículo oferece duas opções de câmbio e dois motores inéditos: 1.9 16V Flex e 1.4 16 turbo

Publicidade
Foto:

Linea pode ser equipado com motores 1.9 16V flex e 1.4 16V turbo

A Fiat apresentou ontem (17/09), em São Paulo (SP), o seu mais importante lançamento de 2008: o Linea. Com ele, a montadora italiana espera entrar de vez no segmento de sedãs médios do Brasil e mostrar que a marca não sabe fazer apenas carros compactos. Para fazer frente aos concorrentes, o Linea chega com linhas harmoniosas, conforto para os ocupantes, dois motores inéditos e muita tecnologia embarcada.



Ao todo são quatro versões de acabamento: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet. Os preços variam entre R$ 60.900 e R$ 78.900. A Fiat espera comercializar 2.500 unidades do Linea por mês até o final de 2008. O mix de vendas deve ser 30% do 1.9, 40% do Dualogic, 20% do Absolute e 10% do T-Jet.

Veja fotos do Linea 1.9 16V!
Veja fotos do Linea Absolute!
Veja fotos do Linea T-Jet!

Desde a aposentadoria do Marea os italianos não tinham um sedã médio no mercado nacional. Hoje, este segmento é o quarto maior país e é liderado pelos japoneses Civic e Corolla. De 2006 para 2007, ele cresceu 30,6%, enquanto o mercado de automóveis aumentou 26,4% no mesmo período. Desenvolvido pela engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália, o novo modelo é um projeto mundial da e já é vendido em diferentes países, como Turquia, Alemanha, Espanha e Portuga e, em breve, deve chegar à China e ao México. Em dezembro, ele será lançado na Argentina.

O que você achou do Linea? Clique aqui e comente! Aproveite e veja como foi o videochat sobre o novo sedã da Fiat!

O Linea mede 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 500 litros. Já o tanque de combustível, assim como na linha Punto 2009, pode levar 60 litros de combustível. Suas linhas são harmônicas e bonitas, com a dianteira "vinda" do Punto, com a lateral limpa e com a traseira sem recortes excessivos.

Por dentro
A combinação de cores e materiais no interior varia de acordo com a versão. Assim, para o Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic foi escolhido o cinza, presente nos bancos em veludo e em detalhes do painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege - o cliente escolhe, e o painel acompanha o padrão. E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, e há vários detalhes cromados.

Linea vem bem equipado de série. Um dos opcionais que merece destaque é o Blue&Me NAV, um sistema de navegação por GPS. Tela indicando o caminho fica no painel


O Linea traz três cintos de segurança traseiros de três pontos, além de três encostos que possuem apoio para cabeça regulável em altura - são recolhidos quando não há passageiros, para não interferir na visibilidade do motorista. E para maior conforto há também um apoio para braço central, que embute porta-copos e porta-objetos. Em todas as versões o banco traseiro é bipartido 60/40.

Há dois tipos de quadros de instrumentos, com grafias diferenciadas, dependendo da versão. Para as versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute, o quadro pode vir com um display de três linhas ou com a tecnologia dot matrix (quando equipado com o Blue&Me; NAV). Já a versão T-Jet traz uma grafia mais esportiva e o display sempre na configuração dot matrix. No painel, à esquerda do volante, estão os comandos do menu My Car e dos faróis de neblina. Na porção central do painel situam-se os controles para o ar-condicionado e o rádio (que, conta também com comandos no volante), além do comando para abertura do porta-malas, desembaçador traseiro, pisca-alerta e tecla NAV para veículos equipados com o Blue&MeTM NAV. As alavancas para o comando de iluminação externa e piloto automático (quando houver) ficam do lado esquerdo do volante. A primeira tem as funções de selecionar as luzes externas, comutar entre luz alta e luz baixa (lampejo dos faróis) e as setas. A segunda determina a velocidade desejada e habilita ou desabilita o piloto automático. Do lado direito do volante foi posicionada a alavanca de comando dos limpadores de pára-brisa, assim como a função TRIP, que ativa o computador de bordo, através do botão situado na extremidade dessa mesma alavanca.

Blue&Me; NAV
Este novo recurso é a evolução do sistema Blue&Me, que fez sua estréia no mercado nacional com o Punto. Para quem não se lembra, com o Blue&Me, o motorista pode executar uma série de ações por meio de comandos de voz, sem tirar as mãos do volante ou desviar a atenção do trânsito. Ele também permite que o usuário escute música no formato MP3, seja através do CD player no painel ou da porta USB instalada no porta-luvas, na qual pode-se conectar um MP3 player ou pen drive.

O Blue&Me NAV agrega todos estas possibilidades e acrescenta mais uma: sistema de navegação por satélite (GPS). Com ele, o motorista terá não somente comunicação por voz, mas também orientação confiável através de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua, com orientações por voz. Isto tudo para fazer com que o cliente consiga chegar sempre ao seu destino da melhor forma possível.

O mapa vem carregado no pen drive, de 2 gigabytes, que acompanha o kit de bordo. Sua versão mais recente oferece cobertura de 111 cidades em todo o território nacional, perfazendo mais de 48 mil quilômetros de vias de rodagem. Ainda existem mais 709 cidades interligadas através de rodovias. Ele também inclui mais de 3.800 pontos de interesse (POIs) divididos em 15 categorias, bem organizadas para facilitar a busca.

Uma vez conectado à porta USB do Linea, basta pressionar o botão "NAV" ou dar o comando vocal "Navegação" para acessar o menu do navegador. Nele, pode-se selecionar o destino desejado inserindo-se, por meio das teclas no volante, as letras iniciais do endereço, complementando-o por comandos de voz. As indicações sobre o trajeto são exibidas no display do quadro de instrumentos e também fornecidas por voz, com a antecedência necessária para que o motorista possa fazer o caminho indicado. Durante a navegação pode-se telefonar e escutar as músicas armazenadas junto com o mapa no pen drive. O Blue&Me é equipamento de série no Linea Absolute e T-Jet e opcional nas versões 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic.

Modelo Motor Potência Câmbio Preço (R$)
1.9 16V 1.9 16V 130/132 cv Manual 60.900
Dualogic 1.9 16V 130/132 cv Dualogic 63.900
Absolute 1.9 16V 130/132 cv Dualogic 68.640
T-jet 1.4 16V turbo 152 cv Manual 78.900

Câmbios e motores
O novo sedã da Fiat pode ser equipado com dois tipos de transmissão: manual e manual automatizada Dualogic, que fez a sua estréia com o Stilo no início de 2008. A mecânica por trás do sistema é uma caixa de câmbio tradicional com um conjunto controlado por uma central eletrônica. Esta central comanda as trocas de marchas e aciona a embreagem automaticamente, que são atuados através de pistões eletro-hidráulicos. Com isso, a qualquer momento, o motorista pode escolher entre trocas totalmente automáticas ou ele mesmo trocar as marchas seqüencialmente, por toques na alavanca de câmbio.

O que você achou do Linea? Clique aqui e comente!

Entre as novidades do Linea, sem dúvida, duas das mais aguardadas estão debaixo do capô. Dois novos motores fazem sua estréia na gama da Fiat. Um, o 1.9 16V Flex, foi criado pelo Centro de Engenharia da FPT Powertrain Technologies do Brasil, em Betim, MG, e é fabricado na unidade da empresa em Córdoba, Argentina; e o outro, o 1.4 16V Turbo, é importado da Itália.

O 1.9 16V Flex é o propulsor de maior capacidade cúbica da FPT produzido na América Latina, e foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da Fiat. O trabalho consumiu 350 mil horas de projeto, mais de cem protótipos e mais de 1,6 milhão de quilômetros rodados. O resultado é um motor que produz potência de 130 cv e torque de 18,1 kgfm a 4.500 rpm, rodando somente com gasolina, e potência de 132 cv e torque de 18,6 kgfm a 4.500 rpm rodando unicamente com álcool.

De acordo com a Fiat, uma das grandes inovações deste motor é o sistema de partida a frio, patenteado pela FPT. Ele possui um injetor dedicado (além dos que alimentam cada um dos quatro cilindros) que se localiza no coletor de admissão. Com um pequeno tanque próprio de gasolina, o sistema é muito mais preciso, pois injeta a quantidade correta de combustível somente quando necessário, com melhor pulverização, resultando em melhor dirigibilidade a frio, com partidas mais eficientes e funcionamento mais suave e regular, e reduzindo emissão de poluentes.

O novo motor 1.9 16V faz com que o Linea atinja a velocidade máxima de 186 km/h (gasolina) e 188 km/h (álcool). Na cidade, ele roda 11,5 km com um litro de gasolina e 8,1 km com um litro de álcool; na estrada, faz 15,3 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (álcool).

Já a motorização 1.4 16V Turbo, ou T-Jet desenvolve potência de 152 cv e torque de 21,1 kgfm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rpm, leva o veículo a velocidade máxima de 203 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 s. A média de consumo é de 12 km/l com gasolina na cidade e 16 km/l na estrada.

Equipamentos
A versão de entrada, a 1.9 16V, tem câmbio mecânico e equipada de série como ABS e airbag duplo, CD player com MP3, vidros elétricos com sistema one-touch e antiesmagamento nas quatro portas, ar-condicionado manual com saída de ar para o banco traseiro, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com comandos elétricos, telecomando para abertura e fechamento das portas, vidros e porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido (60/40) com apóia-braço central + porta-objetos e porta-copos, rodas em liga-leve de 15", detalhes externos cromados, vidros das portas laminados, vidros laterais posteriores escurecidos Venus 35, volante com regulagem de altura e profundidade, revestido em couro e com comandos de rádio, abertura interna elétrica do porta-malas e mecânica do reservatório de combustível, computador de bordo A e B, My Car Fiat, faróis de neblina, brake-light, porta-óculos, faróis com função Follow Me Home, relógio digital e termômetro externo no painel, Fiat Code 2 e bancos revestidos em veludo, entre outros.

Entre os opcionais, o Linea 1.9 16V pode equipado com, por exemplo, sistema Blue&Me, Blue&Me NAV, revestimento em couro cinza, side bags dianteiros + window bags e piloto automático e sensores crepuscular e de chuva. Já a versão 1.9 16V Dualogic vem equipada com os mesmos equipamentos de série e opcionais da versão mecânica, mas ele sai de fábrica com câmbio manual automatizado Dualogic e piloto automático.

O Linea Absolute tem os itens de série presentes na versão 1.9 16V Dualogic e traz ainda ar-condicionado automático digital, Blue&Me, sensor de estacionamento, cortina pára-sol no vidro traseiro, interior em couro cinza ou bege, rodas em liga-leve 16" + pneus 205/55 (inclusive estepe) e sobretapete cinza ou bege. Entre o opcionais, o modelo Absolute pode ter Blue&Me NAV, sensores crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags dianteiros + window bags.

A versão T-Jet, dotada de motor turbo 1.4 16V a gasolina e câmbio mecânico, é a top em performance. Possui todos os itens de série da versão Absolute (exceto o câmbio automático Dualogic) e ainda rodas em liga-leve 17" com pneus 205/50 (inclusive estepe), sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer + amplificador + quatro alto-falantes + quatro tweeters, quadro de instrumentos com grafia diferenciada e display dot matrix, sobretapete exclusivo e revestimento interno em microfibra + tear bege. O cliente pode ainda equipar o carro com Blue&Me NAV, side bags dianteiros + window bags e revestimento em couro bege.

A garantia contratual é de três anos e vem acompanhada de garantia contra corrosão perfurante, válida por cinco anos. As revisões periódicas são feitas a cada 15 mil quilômetros ou um ano (o que vier primeiro), e a primeira tem mão-de-obra gratuita.