Finalmente, a Fiat divulgou as primeiras fotos oficiais do seu novo hatch premium, que está sendo produzido na fábrica de Betim e será lançado no fim deste mês, com vendas previstas para o início de junho. Tratado com muito sigilo e mistério, o Fiat Argo vai promover mudanças radicais na linha de produtos da marca italiana e chegará para substituir as versões topo do Palio e o Punto, devendo ocupar também o espaço deixado pelo Bravo. Ainda não foram revelados detalhes do modelo, que vai dar origem a um sedã, provavelmente produzido na Argentina.
A Fiat vem apresentando o Argo aos poucos. Depois de um vídeo bem curto, com imagens discretas da linha de montagem e de algumas partes do carro, a montadora resolveu divulgar as fotos oficiais do modelo, que tem o nome inspirado na mitologia grega, mais precisamente na nau construída pelo semideus Argo. E pelas fotos é possível perceber que o carro herdou traços do Mobi, com a grade e faróis bem semelhantes aos do hatch compacto. Mas traz também a assinatura em LED idêntica à da picape Toro.
As laterais são musculosas e trazem uma coluna C com desenho que faz lembrar o VW Gol. Já a traseira, com para-choque recortado, formas arredondadas e lanternas horizontais, tem certa semelhança com o Hyundai HB20. A foto divulgada é da versão HGT, sigla que já tinha sido usada pela Fiat na Brava. Nota-se que ela tem alguns detalhes, como uma faixa vermelha no para-choque e rodas de grande diâmetro. Certamente será a versão topo de linha do Argo, equipada com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, como revela a inscrição AT6. É o mesmo conjunto mecânico que equipa o Renegade e a Toro.
O modelo terá também versões equipadas com motores 1.0 três-cilindros e 1.3 quatro-cilindros, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado GRS. A Fiat aposta todas as suas fichas no Argo para recuperar a liderança do mercado e revela que a produção do novo hatch premium está a todo vapor no polo automotivo de Betim. “O Fiat Argo representa o ápice do desenvolvimento automotivo da Fiat no Brasil, com processos de manufatura de última geração e intensa conexão entre pessoas, máquinas e sistemas. Conectividade e simulações virtuais garantem a precisão de cada detalhe, com foco na qualidade. É a Fiat na era da manufatura 4.0, presente em todas as etapas do processo produtivo na maior fábrica de automóveis do país”, informa o site da montadora.