UAI

Fiat Palio 2010 - Em busca do terreno perdido

Publicidade
Foto:

Versão ELX 1.8 é uma das novidades da linha 2010 do Palio

Depois de anunciar o Palio Fire 2010, agora foi a vez da Fiat lançar a linha 2010 do Palio ELX e do Palio R, que chega com visual renovado, com uma nova versão e com motores mais potentes e menos poluentes. Com estas alterações, a montadora italiana espera dar mais fôlego ao seu modelo mais importante no Brasil. O objetivo principal é elevar o volume de vendas do compacto, que ficou comprometida desde a chegada do novo Volkswagen Gol. Até mesmo o Mille vendeu mais que o Palio nos três últimos meses de 2008.

Veja mais fotos do Palio 2010!
Veja como foi o videochat sobre a linha 2010 do Palio!

Além de reposicionar a versão 1.8R, que ficou R$ 1.250 mais barata na carroceria duas portas e R$ 1.228 mais em conta na quatro portas, a montadora italiana está colocando no mercado uma nova versão, a ELX 1.8 flex, que se junta às duas "esportivas" já citadas e às ELX 1.0 e 1.4.

Palio Fire Economy 2010 - Em busca da economia
Fiat apresenta Siena e Strada Fire 2010

A alteração de design se resume principalmente à dianteira, que estreou com o Siena. No dia 24 de dezembro, o Portal Vrum já havia antecipado as linhas finais do modelo. A nova frente chega com faróis polielípticos com dupla parábola, que trazem máscaras e canhões cromados. Com exceção da versão 1.8R, que oferece molduras negras em seus faróis. Já o para-choque envolve um pouco mais os novos faróis e incorpora também as grades, superior e inferior, maiores e com acabamento cromado. Na parte inferior do para-choque ficam embutidos os faróis de neblina, de série em todas as versões do Palio 2010. A traseira ganhou novas lanternas com grade interna cromada para as versões ELX, enquanto as versões 1.8R continuam com as lanternas fumês. Completanto o visual, todos as versões têm, de série, brake-light e aerofólio traseiro.

O que você achou do Palio 2010? Comente aqui!

Versão 1.8R ficou mais barata. Já as versões ELX têm, de série, direção hidráulica, aerofólio traseiro, faróis de neblina, computador de bordo e muitos outros equipamentos


Internamente, as versões ELX 1.0 e 1.4 são equipadas com um novo quadro de instrumentos de fundo preto, que traz velocímetro, conta-giros, marcador gradual da temperatura da água, relógio digital, My Car Fiat, Trip computer e indicação do nível de combustível digital.

Motores mais potentes
Entre os motores, as novidades são o 1.0 e 1.4, que estão mais potentes, menos poluentes (atendendo aos novos níveis de emissões - Fase V Proconve) e, de acordo com a Fiat, mais econômicos. Assim como aconteceu na linha Fire Economy 2010, o Palio ELX 1.0 desenvolve 73 cv de potência com gasolina e 75 cv com álcool - ganho de 8 cv (G) e 9 cv (A) em relação à versão anterior. Já o 1.4 Fire Flex ficou cinco cavalos mais forte, alcançando de 85 cv com combustível fóssil e 86 cv com o derivado da cana-de-açúcar.

Para ficar mais potente e econômico, o motor 1.0 recebeu novos coletores de aspiração e de descarga tubular; novos pistões e válvulas de aspiração; novo perfil de comando de válvulas; aumento da taxa de compressão, de 11,65:1 para 12,15:1; adoção de acelerador eletrônico Drive By Wire e do óleo 5W30 (Low Friction). Já o 1.4 tem novos pistões, coletores de escape, fabricado em aço tubular, e de admissão, com o diâmetro dos dutos alterado de 30 para 33 milímetros. A sede das válvulas de aspiração tem novo material.

Ampliando a gama
O novo Palio 2010 está disponível agora numa nova versão, a ELX 1.8 flex, que desenvolve 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool, potência ligeiramente inferior à do 1.8R, que gera 113 cv (G) e 115 cv (A).

Versão Motor Potência (cv) Torque (mkgf) Preço (R$)
ELX 2p 1.0 Flex 73 (G) / 75 (A) 9,5 (G) / 9,9 (A) 28.930
ELX 4p 1.0 Flex 73 (G) / 75 (A) 9,5 (G) / 9,9 (A) 30.520
ELX 4p 1.4 Flex 85 (G) / 86 (A) 12,4 (G) / 12,5 (A) 32.940
ELX 4p 1.8 Flex 112 (G) / 114 (A) 17,8 (G) / 18,5 (A) 34.950
1.8R 2p 1.8 Flex 113 (G) / 115 (A) 18 (G) / 18,5 (A) 39.990
1.8R 4p 1.8 Flex 113 (G) / 115 (A) 18 (G) / 18,5 (A) 41.590

Todas as versões são equipadas de série com direção hidráulica, aerofólio traseiro, faróis de neblina, computador de bordo, conta-giros, My Car Fiat, volante com regulagem de altura, espelho de cortesia para o motorista e para o passageiro, Follow Me Home, vidro traseiro térmico com limpador e lavador, para-brisa degradè, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, Fiat Code, três apoios de cabeça rebaixados no banco traseiro, até 18 porta-objetos, incluindo porta-óculos, estrategicamente posicionados para facilitar a organização, ganchos no porta-malas para fixação de carga, entre muitos outros.

Alguns dos opcionais disponíveis para a versão ELX são o ar-condicionado, vidros traseiros escurecidos "Vênus 55", airbag duplo + freios com ABS (High Safety Drive), volante revestido em couro, rádio Connect CD player com MP3 + sistema viva-voz Bluetooth para telefone celular + entrada USB e conexão para iPod, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, trava elétrica e espelhos retrovisores com acionamento elétrico, banco traseiro bipartido, minissaias esportivas, rodas em liga leve e acabamento interno em veludo. Somente para as versões 4 portas, banco do motorista com apóia-braço e regulagem de altura. A ELX 1.8 traz itens opcionais exclusivos para a sua versão, só encontrados no 1.8R, como sensores crepuscular e de chuva e espelho eletrocrômico.

Já a top de linha 1.8R, além dos itens de série presentes nas versões ELX, oferece também ar-condicionado, acionamento automático das luzes internas, banco traseiro bipartido, banco do motorista com regulagem de altura na versão 4 portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, trava elétrica das portas, computador de bordo com Trip B, indicação de temperatura externa, vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos "Venus 55", volante revestido em couro, minissaia esportiva, ponteira de escapamento esportiva cromada e exclusivas rodas em liga leve 15".

A versão oferece como opcionais side-bag + banco do motorista com regulagem elétrica de altura, sensores de chuva e crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico, além de airbag duplo, freios com ABS, rádio Connect CD player com MP3 + sistema viva-voz Bluetooth para telefone celular + entrada USB e conexão para iPod, vidros traseiros com acionamento elétrico com one touch e antiesmagamento e espelhos retrovisores com acionamento elétrico.

Veja também outros segredos da Fiat
Strada Cabine dupla - Carga mista
O que você achou da Strada cabine dupla?
Veja o interior da Strada Cabine Dupla!
Segredo - Strada Fire ganha novo visual
Veja detalhes do novo Siena Fire
Veja a Fiat andando de Honda Fit!
Veja detalhes da Strada cabine dupla