UAI

Fiat Strada atinge marco de 400 mil unidades produzidas

O modelo é líder de mercado no Brasil desde 2021

Publicidade
Modelo acaba de estrear na linha 2024
Modelo acaba de estrear na linha 2024 Foto: Modelo acaba de estrear na linha 2024

Que a Fiat Strada vem traçando uma trajetória de sucesso no mercado brasileiro não é novidade. O modelo, que desde 2021 segue como o mais vendido do país, atinge agora mais um marco importante: 400 mil unidades produzidas desde o lançamento de sua segunda geração, em 2020.

O número por si só já é grande, mas, quando consideramos toda a trajetória do modelo desde o lançamento da primeira geração, em 1998, são, ao todo, mais de 2 milhões de picapes produzidas. Nesses 25 anos de performance no mercado, a Strada passou por diversas transformações.

E se pensarmos em termos de emplacamentos, só neste ano foram 60 mil unidades emplacadas no Brasil (dados até julho).

Além do sucesso no mercado nacional, a Fiat Strada também se destaca nos mercados latinos para onde ela é exportada do Brasil. Eles incluem o do Uruguai, Paraguai e Argentina.

A segunda geração da Fiat Strada trouxe a mudança mais radical

Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, a Fiat Strada nasceu em 1998 e, praticamente desde então, é líder do seu segmento. Em 2020, a picape passou por uma mudança radical, estreando novo visual muito mais robusto e adquirindo novas funcionalidades.

Em 2021, ela mudou mais uma vez, se tornando a primeira de sua categoria no Brasil a receber a transmissão automática CVT.

Recentemente, na linha 2024, a Fiat Strada também ganhou mais novidades na motorização, no design e na gama de versões. Confira abaixo.

Sobre a nova linha 2024

Na nova linha da Strada, a Fiat trouxe motor T200, o mesmo que equipa o Pulse e o Fastback. Trata-se de um 1.0 turbo que desenvolve potências de 125cv com gasolina e 130cv com etanol, com torque máximo de 20,4kgfm com ambos os combustíveis.

Esse motor equipa a Fiat Strada 2024 nas versões de topo de linha Ranch e Ultra, que é novidade na linha. As demais versões passam a contar apenas com o motor 1.3 Firefly, de 107cv de potência máxima. O motor 1.4 deixa de ser oferecido na Strada, mas continua no Fiorino e em outros modelos para exportação.

Além do conjunto mecânico, a alterações da nova linha também se estenderam ao visual. O modelo ganhou alterações de estilo especificamente nas versões Ranch e Ultra, com nova grade frontal, mais robusta, pintada em preto. O para-choque também ganhou novo desenho, com nicho diferente dos faróis de neblina.

As demais versões da Fiat Strada 2024 permanecem com o visual anterior.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes