UAI

Fiat Titano, que chega em 2023 para encarar a Hilux, roda quase sem camuflagem

Novidade baseada em picape da Peugeot está quase pronta para chegar ao mercado

Publicidade
Picape utilizava a grade da Peugeot Landtrek, com o logotipo coberto
Picape utilizava a grade da Peugeot Landtrek, com o logotipo coberto Foto: Picape utilizava a grade da Peugeot Landtrek, com o logotipo coberto

A Fiat ainda está realizando testes de rodagem com a caminhonete Titano.Um flagra feito pelo VRUM mostra a picape praticamente sem camuflagem circulando pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O veículo fotografado utilizava a grade dianteira da Peugeot Landtrek, que é uma "irmã-gêmea de projeto": ambas serão fabricadas no Uruguai, mas só a primeira chegará, via importação, ao Brasil.

O que já sabemos sobre a Fiat Titano?

O veículo flagrado estava usando a grade frontal da caminhonete da Peugeot, com o emblema coberto.   Externamente, esse é o único elemento que difere as duas caminhonetes: na Fiat Titano, o componente tem duas barras horizontais, uma na parte de cima e outra na base, enquanto a da Landtrek exibe um contorno cromado em formato de U invertido. A trama da tomada de ar também é distinta.

No mais, as duas picapes são praticamente idênticas: além de toda a lataria, elas compartilham faróis e até para-choques. Imagens oficiais divulgadas pela Fiat, em formato de teaser, indicam que o interior da Titano também será igual ao da Peugeot Landtrek. A produção caberá à Nordex, empresa sediada no Uruguai que monta, sob licença, veículos de diversas marcas.

Informações técnicas

Flagra da caminhonete Fiat Titano prata de traseira
Camuflagem encobria apenas a traseira da picape

Como não existirão mudanças, a Fiat Titano deverá manter as medidas da Peugeot Landtrek, que tem 5,33 metros de comprimento 3,18m de entre-eixos e 1,92m de largura. Já altura é de 1,86m, mas essa medida pode mudar, caso a picape local sofra mudanças na geometria da suspensão. Por sua vez, a capacidade de carga ficará em torno de 1 tonelada. A carroceria tem construção tradicional, sobre chassis.

O motor da Fiat Titano será um 2.2 turbodiesel, conhecido como BlueTech. Trata-se da mesma unidade já que equipa as vans Jumper, Boxer e Ducato; porém, na caminhonete, ela terá um acerto diferente, para entregar potência de pelo menos 180cv. Também não faltarão câmbio automático e tração 4x4 com reduzida.

Quais serão os preços da caminhonete Fiat Titano?

A Fiat ainda não revelou os preços da caminhonete Titano: esses e outros dados só serão conhecidos durante o lançamento, que ocorrerá no último trimestre de 2023. Porém, sabe-se que a picape se posicionará em um patamar superior ao da Toro, para competir diretamente com modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Assim, os valores devem ficar em torno de R$ 250 mil.

Vale lembrar que projeto tem origem chinesa e, na terra natal, a picape tem uma terceira irmã-gêmea: a Changan Hunter, que é restrita aos mercados asiáticos. Outros países da América do Sul receberão também a Peugeot Landtrek, mas, no Brasil, ocorrerá o desembarque apenas da Titano, devido à maior tradição da Fiat no segmento de caminhonetes.