A Fiat apresentou hoje a linha 2022 da sua picape intermediária Toro, que chega trazendo retoques no visual, com grades frontais diferentes para as versões, mais tecnologia e o novo motor 1.3 Turbo, com potência máxima de 185cv. O modelo continuará sendo vendido com os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel, com câmbio automático de seis ou nove velocidades, e tração 4x2 e 4x4. Entre as novidades apresentadas pela Toro 2022, destaque para o sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas, carregador de celular sem fio e sistema de assistência à condução. Os preços vão de R$ 114.590 a R$ 187.490.
A Fiat Toro é aquele tipo de produto que pode ser facilmente chamado de fórmula do sucesso. Teve uma aceitação muito grande no mercado brasileiro e em pouco tempo atropelou a Renault Duster Oroch, modelo que inaugurou o segmento de picapes intermediárias. Desde que foi lançada em 2016, a picape teve quase 300 mil unidades vendidas, ajudando a Fiat a consolidar a liderança absoluta no segmento, com 55% de participação, comando com os números da Strada. No chamado segmento C, de picapes intermediárias, a Toro tem 85% de participação, mas essa tranquilidade deve acabar em breve com a chegada de outros modelos.
E a fórmula do sucesso da Fiat Toro sempre foi o seu estilo, considerado bem ousado desde a época de seu lançamento. De acordo com pesquisa feita pela montadora, a maioria dos consumidores escolhe a Toro pelo estilo e tamanho. E, certamente por esse motivo, a Fiat fez poucas mudanças no visual da linha 2022 da picape, para não fugir daquela máxima que diz que em time que está ganhando não se mexe.
MUDANÇAS As alterações de estilo da nova Toro foram pontuais. O modelo ganhou um capô mais alto, com vincos bem marcados e uma cava central. As versões Endurance, Freedom e Volcano trazem a grade frontal com filetes cromados, enquanto a Ranch e a Ultra têm o interior do componente no estilo colmeia, escurecido. Mas em todas as versões, a nova logo da Fiat foi centralizada na grade, que traz ainda a pequena flag com as cores da bandeira da Itália.
Os faróis ganharam novo formato, um pouco mais estreitos, e são full LED a partir da vresão Freedom. As luzes diurnas, chamadas de “Olho da Toro”, foram mantidas com o mesmo desenho e trazem LEDs que mudam do branco para o amarelo. A Toro 2022 tem na parte inferior central do para-choque um skid plate com novo desenho, e o ângulo de ataque ficou um pouco maior, com 25 graus. As rodas vão de 16 a 18 polegadas, variando de acordo com a versão. Fora isso, a picape intermediária da Fiat, com carroceria monobloco, não teve grandes modificações externas, mantendo as dimensões, as linhas da traseira, que recebeu a nova logomarca, e a capacidade de carga de uma tonelada.
INTERIOR Mas se a Toro não mudou tanto por fora, por dentro não se pode dizer o mesmo. O painel tem novo desenho, com linhas mais retas, e quadro de instrumentos com tela TFT Full digital de sete polegadas, onde o motorista pode visualizar as diferentes configurações: Pulse (tradicional), Precision (econômetro), Minimal (informações essenciais), Sport e 4x4. As versões topo de linha passam a contar com sistema multimídia com tela tátil central de 10,1 polegadas, que mais parece um tablet, uma mudança providencial. A versão Endurance tem multimídia com telas de 7 polegadas, enquanto na Freedom e Volcano é de 8,4 polegadas.
Outra novidade que a Toro 2022 traz é o Fiat Connect Me, que oferece diferentes soluções para conectividade, com cerca de 30 funcionalidades, deixando a picape totalmente conectada ao celular. O sistema permite conexão com cinco diferentes perfis de usuários personalizados, projeção wireless com Android Auto e Apple CarPlay, duas conexões Bluetooth, entradas USB-A e USB-C, carregador de celular sem fio e interação por meio de assistente pessoal por comando de voz.
Usando o celular, o motorista consegue à distância ligar e desligar o motor e o sistema de refrigeração, verificar o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, e ainda conta com Wi-Fi 4G (gratuito no primeiro mês) que permite o pareamento de até oito aparelhos, mas com custo mensal pelo pacote de dados. A operadora TIM, parceira da Fiat com cobertura 4G em mais de 4 mil municípios no Brasil, disponibiliza três planos para os clientes: Básico 5GB, com áudio book, por R$ 30; Padrão 10GB, com Waze (ilimitado), por R$ 50; e Premium de 40GB, com os mesmos conteúdos do pacote anterior e mais o Cartoon Networks, por R$ 100. Com o Smart Nave (TomTom) o sistema de navegação é nativo, com atualizações automáticas dos mapas e indicação de postos de abastecimento.
Já o Smart Safety traz o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Comutação Automática do Farol (AHB), o Aviso de Saída de Faixa (LDW), assistência emergencial (em caso de acidente grave aciona ambulância ou se o motorista passar mal pode comunicar com a central), assistente em casos de panes, alerta preventivo de furto e assistente de recuperação pós-roubo. As versões Endurance, Freedom e Volcano são equipadas com seis airbags, enquanto a Ranch e a Ultra contam com sete bolsas infláveis.
MOTORIZAÇÕES A Fiat vai continuar oferecendo a Toro na versão Endurance com o motor EtorQ Evo 1.8 16V flex, de 139cv de potência máxima, associado ao câmbio automático de seis velocidades e tração 4x2. Não foi dessa vez que o propulsor beberrão foi aposentado. A Fiat afirma ser interessante para o consumidor manter uma versão de entrada com "preço mais baixo". Outro que continuará equipando as versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra é o motor 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de nove marchas e tração 4x4.
Mas a grande novidade que estreia na Fiat Toro 2022 é o novo motor GSE 270 Multair, que equipará as versões Endurance, Freedom e Volcano. Trata-se de um 1.3 turbo, produzido na fábrica de Betim, que tem injeção direta de combustível e desenvolve potências de 180cv (gasolina) e 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm. A Fiat garante ser o motor turbo mais eficiente do mercado, com menor consumo e emissões de poluentes ainda mais reduzidas. Esse propulsor estará associado ao câmbio automático de seis velocidades. Junto com o novo motor, a Toro 2022 teve a assistência elétrica da direção recalibrada, com melhoria no diâmetro de giro. As suspensões – McPherson na dianteira e Multlink na traseira – também foram ajustadas, buscando o melhor conforto na rodagem e boa estabilidade.
A Toro 2022 tem ainda o novo E-Locker com TC%2b, que tem função semelhante ao do Locker das rodas, mas executa de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Na prática, se uma das rodas perde a aderência, o ESC freará aquela que está deslizando, transferindo o torque para a outra roda, possibilitando que o motorista saia de situações complicadas. O E-Locker com TC é item de série nas versões 4x2.
Já o novo sistema ESC Off (4x4 Low) evita o corte de potência do motor em caso de deslizamento das rodas. O ABS Off Road é aquele sistema que permite que a roda trave por alguns segundos para formar uma cunha de areia ou brita, reduzindo a distância de parada em pisos de baixa aderência. A linha 2022 da Toro será vendida em nove configurações e estará disponível nas concessionárias a partir de amanhã.
PREÇOS
Toro Endurance 1.8 flex AT6..................R$ 114.590
Toro Endurance Turbo 270 AT6...............R$ 119.590
Toro Freedom Turbo 270 AT6.................R$ 131.890
Toro Volcano Turbo 270 AT6...................R$ 144.990
Toro Endurance Turbodiesel AT9...............R$ 152.990
Toro Freedom Turbodiesel AT9.................R$ 164.390
Toro Volcano Turbodiesel AT9...................R$ 177.690
Toro Ranch Turbodiesel AT9.....................R$ 185.490
Toro Ultra Turbodiesel AT9.......................R$ 187.490
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
- Cluster Full Digital de 7’’
- TC%2b (Electronic Locker)
- Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
- Airbags laterais e de cortina
- USB frontal (tipos A e C)
- USB traseiro
- Central multimídia de 7”
- Dois tweeters
- Espelhos externos com tilt down
- Comandos de áudio no volante
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros elétricos
- Travamento elétrico
- Alarme
- Desembaçador traseiro
- Banco do motorista ajustável
- Isofix
- Piloto automático
- DRL (luz diurna) de LED
- Sensor de estacionamento traseiro
- Porta escada
- Repetidor lateral
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
- Revestimento de caçamba
- Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
- Luz de iluminação da caçamba
- Lâmpadas traseiras de LED
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
- Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 152.990
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
- Central multimídia de 8,4”
- Paddle shifters
- Câmera de ré
- Volante em couro
- Ar-condicionado digital dual zone
- Para-sol com iluminação
- Apoio de braço frontal
- Tapete
- Faróis full LED
- Roda de liga leve de 17”
- Barras longitudinais no teto
- Farol de neblina
- Capota marítima
- Maçanetas e espelhos na cor do veículo
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 164.390
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom:
- Sensor de estacionamento frontal
- TBM %2bNAV (conectividade)
- Wireless changer
- Airbag de joelhos
- Roda de liga leve de 18”
- Bancos em couro
- Kit High Tech
- Espelhos externos com tilt down e luz de poça
- Apoia-braço traseiro
- Porta-objeto no banco do passageiro
- Keyless Enter-N’Go
- Assentos com ajuste elétrico
- Maçaneta e moldura da porta cromada
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 177.690
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
RANCH TURBO DIESEL AT9 4x4– R$ 185.490
- Central multimídia com tela de 10,1”
- Grade frontal diferenciada
- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
- Espelhos externos cromados
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Barra de proteção para o vidro traseiro
- Barra de proteção cromada
- Santantonio cromado
- Estribo cromado
- Para-barro
- Assentos de couro acabamento específico (marrom)
- Badge externo nas portas da frente
- Badge interno
- Acabamentos interiores escurecidos
- Acabamentos exteriores escurecidos
- Cor e acabamento do painel (marrom)
- Cluster específico (Welcome Movement)
- Tapetes de carpete com bordados
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 187.490
- Central multimídia de 10,1”
- Grade frontal diferenciada
- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
- Dynamic bed cover (capota rígida)
- Cargo bag
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Nova bitola 10 mm maior
- Santantonio integrado
- Estribo preto
- Para-barro
- Rodas de liga leve de 17” %2b pneus AT plus com escrita branca
- Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
- Badge externo (portas dianteiras)
- Badge interno
- Acabamentos interiores escurecido
- Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
- Maçaneta da porta na cor externa
- Cor e acabamento do painel (vermelho)
- Bordado nas costas nos bancos dianteiros
- Cluster específico (Welcome movement)
- Tapetes de carpete com bordados