Depois de um longo período sem apresentar novidades no mercado nacional, a Fiat vai aproveitar as festividades pelos seus 40 anos de produção no Brasil para lançar dois novos modelos em 2016. Além da Toro, inédita picape média que será produzida em Pernambuco, a marca lançará um subcompacto, que por enquanto é chamado de Projeto X1H. O hatch chegará ao mercado no primeiro semestre do ano que vem. O visual da dianteira do carro será bem próximo da projeção que ilustra esta matéria.
Para a produção do modelo, a marca trabalha na modernização da fábrica de Betim, com a construção de novas linhas de montagem e processos mais modernos de pintura. O compacto é construído em cima de uma plataforma híbrida, que tem a mesma frente do trio Uno, Palio e Grand Siena, enquanto a parte de trás da arquitetura é nova. O X1H recebeu ainda reforços em sua estrutura para se sair bem em testes de impacto.
Apesar de toda a parte da frente do X1H ser a mesma do Uno, o parentesco fica restrito ao teto, para-brisa e formato da porta dianteira, que contará somente com nova estampagem. A frente é alta e o capô conta com dois vincos, que fazem jogo com a grade superior, pintada em black piano, com duas barras, e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô, com vincos, morrerá na grade, que definirá o novo estilo visual da marca.
Na traseira, o X1H terá lanternas em formato redondo e, acima dela, uma peça plástica em black piano fará conjunto com a tampa traseira, que será toda de vidro. A tampa do porta-malas será bem curta. O para-choque traseiro abrigará a placa de identificação e será bem alto. O porta-malas do X1H terá aproveitamento vertical, como no Idea.
Visto de lado, o X1H conta com os para-lamas são abaulados e tem dois vincos que se estendem da traseira à dianteira. O superior está na altura das maçanetas e o inferior começa mais alto na porta traseira e fica mais fino até morrer na caixa de ar da porta dianteira.
O X1H será menor do que o Uno Mille e o entre-eixos curto reduz o espaço interno, por isso o hatch será mais altinho, para tentar dar mais conforto aos ocupantes. Com exceção do comprimento, as outras medidas serão bem próximas às do finado Mille.
MOTOR A Fiat tinha planos de lançar o X1H com o novo motor 1.0 GSE, porém, o propulsor 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. No lançamento, o compacto será equipado com um motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.