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Ford admite trepidação e estende garantia do Powershift

Montadora se comprometeu ao Procon-SP a resolver exclusivamente os tremores no New Fiesta, EcoSport e Focus, sem especificar outros casos. Garantia foi estendida de 3 para 5 anos ou até 160 mil km

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Ford admite trepidação e estende garantia do Powershift
Ford admite trepidação e estende garantia do Powershift Foto: Ford admite trepidação e estende garantia do Powershift

Notificada pelo Procon-SP, a Ford se comprometeu a resolver exclusivamente reclamações de trepidação envolvendo o câmbio Powershift dos carros da marca. A falha é apenas uma dentre várias relacionadas à transmissão automatizada de dupla embreagem que equipa New Fiesta, EcoSport e Focus. Além do tremor, proprietários dos modelos relatam situações de mau funcionamento como superaquecimento, travamento, dificuldade para troca de marchas, perda de força, ruídos e trocas prematuras de kits de embreagem.

 

Como solução para os casos identificados – apenas os casos identificados, salienta –, a Ford propôs ao órgão adotar um novo vedador de transmissão nos carros zero-quilômetro e substituir a embreagem gratuitamente nos veículos já vendidos. Além disso, a garantia foi estendida de 3 para 5 anos ou até 160 mil km nos carros afetados. Proprietários são informados via carta comum ou mala direta.

A origem da trepidação, sustentou a Ford ao Procon-SP por meio de carta, seria a contaminação por fluido de transmissão entre as partes seca e úmida de uma das embreagens. O “pequeno marejamento” causaria o mesmo sintoma de desgaste natural da embreagem de uma transmissão manual comum, só que antecipadamente, antes do fim da vida útil da embreagem. A falha não geraria perda de força motriz, diz o fabricante, havendo apenas um “comportamento que não atende de forma plena à expectativa do consumidor”. Na carta, a Ford argumenta ainda que por não haver registro de acidentes, não há necessidade de recall.

Em carta, Ford admite reparos apenas nos casos identificados de contaminação

Nos casos em que os veículos afetados tenham ultrapassado a garantia, o Procon-SP ressalta que o atendimento também deverá ser feito gratuitamente.

Confira aqui a íntegra da carta-resposta da Ford ao Procon-SP

As sucessivas queixas tem sido acompanhadas pelo Vrum desde setembro do ano passado. Em dezembro, após a publicação das reportagens, o Procon-MG instaurou investigação preliminar para apurar os casos. Uma audiência pública será realizada em 18 de fevereiro para ouvir os consumidores, a empresa e especialistas no assunto.

Powershift equipa 83,4% das unidades produzidas do Focus

Programa de satisfação
Ao Vrum, a Ford se limitou a dizer em nota que implementou em setembro do ano passado um programa de satisfação ao cliente para extensão da garantia dos veículos contaminados pelo vazamento de fluido. Segundo o fabricante, a convocação inclui apenas carros ano/modelo 2012/2013 e 2013/2014 – com exceção do Focus, apenas do modelo 2014. “Não se trata de uma campanha de recall, por não envolver questões relacionadas à saúde ou segurança do consumidor”, mantém.

Informações do mercado divulgadas pelo Procon-SP apontam que o Powershift equipa 36,3% das unidades produzidas do New Fiesta, 37,2% do EcoSport e 83,4% do Focus.