UAI

Ford apresenta linha 2019 do Ka, hatch e sedã, que chega com preços de R$ 45.490 a R$ 70.990

A linha 2019 do novo Ford Ka chega trazendo mudanças no visual, no conjunto mecânico e no conteúdo, mas versões mais equipadas têm preços salgados

Publicidade
Ford apresenta linha 2019 do Ka, hatch e sedã, que chega com preços de R$ 45.490 a R$ 70.990
Ford apresenta linha 2019 do Ka, hatch e sedã, que chega com preços de R$ 45.490 a R$ 70.990 Foto: Ford apresenta linha 2019 do Ka, hatch e sedã, que chega com preços de R$ 45.490 a R$ 70.990


De Gramado (RS)* -
A Ford já havia apresentado o novo Ka FreeStyle, versão aventureira do hatch compacto que chega na linha 2019. Agora, foi a vez de mostrar as outras versões do modelo, também na carroceria sedã, que chegam ao mercado com opções de motores 1.0 e 1.5 três-cilindros, e câmbios manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Com mudanças pontuais no visual, o compacto pode ser equipado com controles de tração e estabilidade, além de seis airbags e central multimídia Sync 3. Mas com tudo isso, o preço vai nas alturas e se aproxima de modelos de segmento superior.


A linha 2019 do Ford Ka foi desenvolvida no Brasil e será comercializada em 125 países. O compacto foi lançado em 2014 e atualmente é o segundo modelo mais vendido no mercado brasileiro. Um dos destaques da linha 2019 é a versão aventureira FreeStyle, equipada com o motor 1.5 três-cilindros e câmbio manual ou automático. Nessa configuração, o modelo tem grade trapezoidal um pouco mais estreita, com a logo da marca ao centro. Os para-choques têm detalhes em preto e as caixas de rodas contam com molduras de plástico. As rodas de liga leve aro 15 polegadas têm pintura perolizada e o rack de teto pode suportar até 50 quilos. O interior tem acabamento em preto e marrom, bancos revestidos em couro e tecido. Os preços da versão i vão de R$ 63.490 a R$ 67.990.

Entre as novidades mecânicas, a transmissão manual de cinco marchas traz as 1ª, 2ª e 3ª marchas com dupla sincronização. A marcha a ré  também é sincronizada e a engenharia da Ford conseguiu reduzir o peso, os atritos e os ruídos da transmissão, tornando-a mais conversor de torque, proporcionando um funcionamento mais suave. Traz também a função SelectShift, que permite trocas v manuais na alavanca do câmbio.

Ford Ka Sedan


Outra novidade no Ka é o motor 1.5 três-cilindros, que desenvolve 128cv com gasolina e 136cv com etanol, com torques de 15,6kgfm (g) e 16,1kgfm (e). Ele tem quatro válvulas por cilindro e sistema EasyStart, que permite partidas mais rápidas e elimina o tanquinho adicional de combustível. O outro motor é o já conhecido 1.0 três-cilindros, de 80cv (g) e 85cv (e), que conta com correia dentada que trabalha banhada em óleo.

O Ka 2019 ganhou reforços estruturais nos pilares, no teto e nas longarinas, para aumentar a resistência e a rigidez torcional. A engenharia investiu também no melhor conforto acústico, usando isolamento mais eficiente e para-brisa com película mais grossa no meio do vidro, para filtrar os ruídos externos. As suspensões foram recalibradas e a direção com assistência elétrica garante mais conforto e segurança ao dirigir. As versões mais equipadas do modelo trazem controle de tração e estabilidade, e a Freetyle conta cm sistema que detecta a inclinação exagerada da carroceria e mantém o carro firme no chão, atuando nos freios e reduzindo a potência do motor.

Versão aventureira FreeStyle


VERSÕES
O Ka hatch 2019 traz na versão de entrada, S 1.0, dois airbags, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, ar-condicionado, direção elétrica, trava e vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo e rodas de aço 14 polegadas com calotas, por R$ 45.490. A versão SE 1.0 acrescenta rádio My Connection, suporte para celular no painel e maçanetas e retrovisores na cor do veículo, indo para R$ 45.990. O pacote SE Plus acrescenta multimídia Sync 3, duas entradas USB, sensor de estacionamento, retrovisores e vidros traseiros elétricos, faróis de neblina  e rodas de aço de 15 polegadas. Tudo por R$ 2.500. Para incluir a transmissão automática nas versões SE, SE Plus e FreeStyle, acrescenta-se R$ 4.500.

O Ka hatch com motor 1.5 parte da versão SE, com preço de R$ 51.990 com câmbio manual e R$ 56.490 com automático. Já o Ka 1.5 SE Plus, sai por R$54.490 com transmissão manual e R$58.990 com câmbio automático, que conta com controlador de velocidade. O Ka hatch ganhou a versão topo de linha Titanium 1.5, com transmissão automática, seis airbags, bancos revestidos em couro, câmera de ré, botão de partida Ford Power, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alarme volumétrico, setas nos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas, por R$68.990.

Interior do Ka FreeStyle


SEDAN O catálogo de entrada do Ka Sedan, SE 1.0, vem com ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas, vidro elétrico dianteiro, computador de bordo, rádio MyConnection com Bluetooth, suporte para celular no painel, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço de 14 polegadas e ganchos Isofix para cadeiras infantis, por 49.490. A versão SE Plus 1.0 acrescenta central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido, retrovisor elétrico, vidro elétrico traseiro, sensor de estacionamento, faróis de neblina e rodas de aço de 15 polegadas, por R$51.990.

O Ka Sedan SE 1.5 custa R$55.490 com transmissão manual e R$59.990 com a automática. Como no hatch, o Ka Sedan SE Plus 1.5 sai por R$57.990 na versão manual e R$62.490 na automática. O Ka Sedan SEL 1.5 é uma opção intermediária que vem com transmissão manual, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em couro, câmera de ré, alarme volumétrico, setas nos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas, por R$65.990. O Ka Sedan Titanium 1.5, topo de linha, tem transmissão automática, bancos de couro e partida por botão Ford Power, por R$70.990.

Ford Ka FreeStyle


Dirigimos o Ka Sedan 1.5 Titaium com câmbio automático em um curto trajeto nas proximidades de Gramado. O carro realmente apresenta bom desempenho, com arrancadas e retomadas de velocidade eficientes. Direção e suspensões foram bem calibradas, proporcionando uma dirigibilidade prazerosa. É um carro firme nas curvas e com rodas confortável, mas quando se sobe o giro do motor o ruído de funcionamento invade o habitáculo. A Ford vê como concorrentes do Ka o Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que em algumas versões perdem em equipamentos. Mas, de qualquer forma, a linha 2019 do compacto da Ford chega com preços salgados, muito próximos de modelos de segmentos superiores.

 

*Viajou a convite da Ford