A Ford solicitou, recentemente, uma curiosa patente. A fabricante estadunidense tem investido em um sistema de bateria reserva para carros 100% elétricos. O mecanismo, que funciona como um carregador portátil, é instalado no teto do carro em uma "caixa", semelhante a dos bagageiros.
De acordo com os documentos apresentados pelo fabricante ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), esse dispositivo poderia servir como uma espécie de power bank, um carregador portátil, para recarregar a bateria principal do carro ao dirigir em áreas onde não há carregadores disponíveis.
Como funciona o sistema da Ford?
Segundo as imagens da patente da Ford, é possível identificar a silhueta de um SUV elétrico, semelhante a um Ford Bronco, com bagageiro no teto. A bateria portátil fica armazenada neste baú no teto, do qual sai um cabo de carregamento. Esse recurso surge como uma alternativa aos painéis solares e possibilita recarga dos carros em áreas sem estações de recarga.
A Ford especifica que a bateria de reserva pode ser carregada da mesma forma que o próprio carro, usando o cabo incluído. Além disso, a caixa de teto abriga um módulo de controle que “pode se comunicar sem fio e automaticamente com o veículo” para gerenciar o carregamento da bateria principal de forma automática, sem que o condutor precise acioná-la manualmente.
Na despedida do Ford Fiesta, que deixa o mercado após quase cinco décadas de história, a marca mostrou a busca pela eletrificação nas suas diferentes linhas. Até o momento, a montadora estadunidense disponibiliza dois modelos elétricos para o mercado sul-americano e tem planos para a chegada de mais um. São eles:
- Mustang Mach-E: primeiro SUV totalmente elétrico da Ford;
- Maverick Hybrid: primeira picape híbrida do Brasil, com tecnologia avançada e alta performance;
- E-Transit: versão elétrica chegará em breve ao Brasil, Argentina, Chile e Colômbia para um programa de testes com grandes frotistas em centros urbanos.
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