Com uma queda significativa nas vendas de carros novos nos últimos dois meses em consequência das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, montadoras e concessionárias estão se desdobrando para encontrar soluções para, aos poucos, reconquistar a confiança dos clientes e atrai-los de volta às lojas. Pensando nisso, a Ford apresentou hoje o Ford Clean, programa com ações focadas no combate ao novo coronavírus, que têm como objetivo garantir a segurança dos clientes que vão às concessionárias. Dentro do pacote de ações, a Ford lança também o serviço de desinfecção de veículos, que elimina vírus e bactérias nas partes mais tocadas do carro, do lado de fora e de dentro.
O Ford Clean foi apresentou hoje, via teleconferência, respeitando as normas de isolamento social sugeridas pelo Ministério da Saúde. O programa instrui a rede de concessionárias da marca a oferecer um novo padrão de segurança aos clientes, com ações focadas na prevenção de doenças, principalmente do novo coronavírus. O foco é fazer com que o consumidor que precise ir a uma concessionária para levar o carro para uma revisão ou qualquer outro serviço, ou até mesmo uma compra agendada, se sinta totalmente seguro na revenda.
O programa segue protocolos de higienização e atendimento seguro nas concessionárias, com orientações para que os funcionários evitem o contato físico com os clientes e cuidem da limpeza das dependências. São 15 padrões obrigatórios que devem ser seguidos dentro e fora das concessionárias. A higienização de mesas, balcões de atendimento e até materiais de escritório deve ser realizada periodicamente, reduzindo a possibilidade de contaminação. Até mesmo os carros expostos no showroom devem expor na janela lateral o controle de higienização, apontando a hora e o funcionário que fez a limpeza.
Mesmo que não seja obrigatório em todas as cidades do país, o uso das máscaras de proteção é exigido dentro das concessionárias Ford. E se o cliente chegar em uma revenda da marca sem a máscara, a empresa fornecerá uma unidade para ele, além de álcool em gel. Na entrega do veículo 0km, o mesmo deve ser higienizado na presença do proprietário. O procedimento é o mesmo para quem leva o carro para uma revisão ou qualquer outro serviço na oficina da concessionária.
O cliente conta ainda com o programa “Compre Sem Sair de Casa”, com a opção de receber o veículo desinfectado na porta de sua residência. O Ford Clean garante às concessionárias uma certificação que foi desenvolvida com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, contendo as melhores práticas para a higienização e prevenção de doenças.
DESINFECÇÃO Outro serviço inédito que a Ford começa a oferecer na sua rede com foco na segurança e prevenção de doenças transmissíveis é a desinfecção dos carros. O serviço é oferecido para carros novos e usados, com preço fixo de R$ 129, abrangendo partes externas, como capô, maçanetas, retrovisores e tampa do porta-malas, e internas, como volante, alavancas do câmbio e freio de estacionamento, sistemas de som e multimídia, painel, bancos, cintos de segurança, tapetes, chave e ar-condicionado, incluindo filtro e difusores.
O serviço de desinfecção de veículos começará a ser disponibilizado na rede de concessionárias da Ford a partir de 11 de maio, e será executado por profissional treinado, com uso de desinfetante hospitalar peróxido de hidrogênio, que tem baixas toxicidade e corrosividade, além de não ter cheiro. O serviço deve ser agendado e demora cerca de 30 minutos para ser executado.
De acordo com os técnicos da Ford, o serviço de desinfecção funciona como um verdadeiro processo de destruição do vírus, diferente do que ocorre na higienização. Mas eles não sabem prever por quanto tempo dura a ação do produto, pois a partir do momento que o carro sai da concessionária já estará sujeito a ter o contato com o vírus novamente. Outro detalhe importante é que o cliente que compra o carro zero na concessionária Ford tem que pagar o serviço de desinfecção à parte. A Ford informa ainda que o serviço deverá ser agendado para evitar filas na rede de concessionárias.