A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) em parceria com o Escritório de Investigações de Defeitos (ODI) abriu uma investigação preliminar sobre um problema gravíssimo. Segundo quase uma centena de donos de Ford EcoSport, produzidos de 2018 a 2021, o veículo apresenta defeito grave na bomba de óleo do motor.
Os proprietários alegaram que a falha mecânica acontece inclusive com o veículo em movimento, colocando em risco a segurança dos passageiros e pedestres. Segundo o ODI, 95 consumidores relataram problemas com a bomba de óleo do EcoSport, mas é possível que quase 242 mil veículos apresentem o mesmo defeito. Em alguns dos casos, além do transtorno com baixo nível de óleo, que levou a pane nos veículos, os motoristas precisaram trocar o motor inteiro para resolver o problema causado pela bomba.
O que causa o problema na bomba de óleo dos EcoSport?
Como o problema ainda está sob investigação, não é possível identificar exatamente como a falha começou. Nas reclamações enviadas à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA), os consumidores afirmam que pouco tempo após dar a partida, o carro parou e mostrou a luzes de óleo e verificação do motor no painel.
O Escritório de Investigações de Defeitos (ODI), responsável pela investigação relativa à falha na bomba de óleo, afirma que, como parte da sua avaliação preliminar, analisará a gravidade e o alcance da falha do motor e avaliará as suas potenciais consequências para a segurança dos passageiros.
Apesar disso, a falha ainda não será contemplada por recall a ser realizado pela Ford. Porém, caso a investigação conclua que é necessário abrir o chamado, a montadora precisará reparar 241.014 unidades do Ford EcoSport nos Estados Unidos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas