A Ford apresentou nesta semana, nos Estados Unidos, a linha 2024 da caminhonete F-150. A principal novidade é uma discreta reestilização, que alterou, grosso modo, a grade dianteira e os faróis. Porém, a picape também exibe mudanças no pacote de equipamentos e calibragem da suspensão.
O que chama a atenção é que a Ford F-150 chegou ao Brasil há cerca de seis meses, mas não trouxe esses aperfeiçoamentos: a linha 2023 foi lançada no país em abril último. E, como a caminhonete é importada dos Estados Unidos, qualquer mudança por lá traz reflexos imediatos por aqui. A previsão é que a versão reestilizada da picape desembarque por aqui já no início do ano que vem.
Novo, mas com cara de velho
O problema é que, quem acabou de comprar a picape, em breve terá um modelo "antigo" nas mãos. Mas ocorre que o caso da Ford F-150 não é o primeiro. Aliás, muito pelo contrário: outros veículos também tardaram tanto a chegar ao Brasil que, logo após o desembarque, já receberam atualizações. Listão mostra que ao menos 5 carros passaram por essa situação ao longo da última década. Confira!
1- Ford F-150
A já citada Ford F-150 abre o listão porque é o caso mais recente. A caminhonete existe há cerca de 50 anos no exterior, mas o importador decidiu trazê-la no país só muito recentemente, bem às vésperas de uma reestilização. Teria sido melhor antecipar o lançamento no país para 2022, ou então adiá-lo alguns meses, até o último trimestre deste ano, e já comercializar o produto atualizado.
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2- Ford Focus (terceira geração)
A F-150 não é o único carro que a Ford atualiza pouco depois do lançamento. Em novembro de 2013, a empresa começava a vender no país o Focus de terceira geração. Uma das características mais marcantes do design desse modelo era a enorme tomada de ar dianteira, dividida em três seções. Mas eis que, já em junho de 2015, a gama passava por um retoque frontal, que lhe deu uma grade em forma de trapézio.
3- Chevrolet Bolt
O caso da linha do Chevrolet Bolt é um pouco diferente em relação ao dos demais veículos do listão. Tal gama não vai mudar, e sim sair de linha mesmo: o fabricante deixará de produzi-la até o fim deste ano nos Estados Unidos, de onde é importada. A configuração EUV, lançada em maio último, terá vida ainda mais curta, mas Bolt convencional, que desembarcou em setembro de 2022, também será bastante fugaz.
4- Caoa Chery Arrizo 6
Se existe um recordista em atualizações precoces, ele possivelmente é o Caoa Chery Arrizo 6. O sedan chegou em junho de 2020, mas, já em outubro de 2021, surgia a versão Pro, com uma reestilização frontal, inicialmente vendida como top de linha. Após o fechamento da empresa fábrica de Jacareí (SP), em maio de 2022, veio a configuração Pro Hybrid, com outro retoque e sistema híbrido-leve.
5- Nissan Sentra
O desembarque do Nissan Sentra de última geração ao Brasil ocorreu em março deste ano, um só pouquinho antes da estreia da Ford F-150. Porém, assim como a picape, o sedan estava à beira de uma reestilização: já em junho, o modelo estreou uma nova dianteira nos Estados Unidos (e olha que essa atualização já havia ocorrido na China em 2022). A expectativa é que a mudança chegue ao país em 2024.