Conforme anunciado em outubro de 2022, a produção do Ford Fiesta chega oficialmente ao fim neste mês de junho. O modelo ainda era produzido na planta de Colônia, na Alemanha, em versão híbrida a gasolina. Na Europa, o seu preço gira em torno de 24,6 mil euros (aproximadamente R$ 129,5 mil).
Além disso, a decisão significa também o fim de sua variante esportiva, o Ford Fiesta ST, sendo um dos poucos utilitários-esportivos do mercado. Esta opção também continua disponível no configurador, somando-se a esta última.
História do Ford Fiesta
O Ford Fiesta existe desde 1976, quando a marca criou um pequeno hatch com motor transversal e tração dianteira, menor que o Escort, para superar a crise do petróleo. Depois disso, novas gerações vieram em 1983, 1989, 1995, 2002, 2008 e 2017. As três últimas gerações foram fabricadas no Brasil, sendo a última delas em 2019.
Já as gerações de 1995, 2002 e 2008 renderam sedans, algumas deram origem até mesmo a furgões e picapes, como a Courier brasileira. O Ford Fiesta é um dos carros mais emplacados da história da marca. Em 47 anos, mais de 20 milhões de unidades do Fiesta foram feitas em pelo menos 13 países, entre eles África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, México, Reino Unido e Rússia.
No mercado europeu, os últimos Fiesta são os Active e ST Line. Ambos são bastante semelhantes em termos de equipamentos, tendo uma diferença maior apenas na estética: o Active traz elementos típicos dos SUVs e o ST Line traz detalhes esportivos, incluindo suspensão esportiva. As duas versões têm opções mais completas com o acréscimo da letra X: o Active X e o ST Line X.
Quais os motivos para finalizar a produção do Fiesta?
O adeus ao Ford Fiesta tem dois principais motivos: o sucesso do Ford Puma e a necessidade de produzir veículos elétricos.
Uma substituição elétrica poderia ter sido dada ao Ford Fiesta, desde que as finanças da Ford e a lucratividade futura do modelo permitissem. O problema é que quando são vendidos aproximadamente dois Ford Puma para cada Fiesta, as contas para transformá-lo em elétrico não batem.
Por isso, a marca divulgou um vídeo agradecendo ao sucesso do carro por mais de cinco décadas e afirmou que sua missão foi cumprida. Confira a seguir.
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