UAI

Ford Fiesta Trail - Aparência que não engana

Veículo com pretensões fora-de-estrada não tem altura elevada do solo e tampouco outros atributos. Finalmente, quebra-mato foi incorporado ao pára-choque dianteiro

Publicidade
Foto:

Buscando ganhar espaço no que chamou de segmento B de compactos de aventura, a Ford lança o Fiesta Trail nas versões 1.0 e 1.6. O veículo não é propriamente uma novidade no mercado, já que, em 2005, a Ford passou a oferecer o kit trail para o Fiesta, dando ao modelo a aparência de fora-de-estrada ?de mentirinha? ? veículos que tanto têm agradado ao público brasileiro. Só que se tratava de um kit de acessórios, que compunham o visual aventureiro. Agora, com o objetivo de aumentar sua participação nesse mercado, a montadora relança a idéia, porém, como uma versão de série, batizada de mesmo nome e registrada no documento do automóvel. O principal concorrente, segundo a montadora, que motivou o lançamento da versão, é o VW CrossFox.

A montadora deixa claro que o carro não é voltado para quem faz trilhas ou curte esportes radicais, mas para quem tem sentimento de liberdade e aventura, ao contrário do público alvo do EcoSport. Assim, o automóvel não tem altura elevada do solo nem é equipado com pneus de uso misto, o que incentivaria a prática do fora-de-estrada. Também não tem o charme do estepe na tampa traseira, que tanto agrada ao público amante do segmento. A justificativa foi que tais mudanças elevariam o preço, deixando de ser uma opção com atrativa relação custo-benefício.

PREÇO Tecnicamente, o carro é rigorosamente o mesmo. A versão 1.0, aposta da Ford, já que os concorrentes só oferecem modelos aventureiros nas versões mais potentes, custa R$ 40.755. E a 1.6, R$ 44.885.

Além dos itens de personalização, o carro já vem com o kit Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), preferência que vem aumentando no mercado, conforme pesquisa da montadora. Por fora, estribos laterais e adesivos, bagageiro no teto, protetor do pára-choque traseiro. Por dentro, pedaleiras esportivas, jogo de tapetes personalizados e um item controverso: capa dos bancos dianteiros em neoprene (tecido de roupa de mergulho). Embora possam ser retiradas, as capas não passaram no test-drive, esquentando muito, mesmo no clima frio de Campos do Jordão.

IMPULSÃO Uma mudança importante foi a incorporação do pára-choque de impulsão, vulgarmente conhecido como quebra-mato, ao pára-choque dianteiro. Duas razões motivaram a troca: adequação à legislação, que leva em conta a segurança do pedestre, em caso de atropelamento; e o desejo de acompanhar o design moderno do veículo.

O Fiesta Trail já começou a ser faturado para as concessionárias e estará à venda dentro de uma ou duas semanas, nas cores prata e preto. A montadora não fez estimativa de número de vendas, mas recorda o sucesso do kit, em 2005, que vendeu 2,5 mil por mês, logo depois do lançamento.

(*) Jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS

Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, inserto nos pára-choques dianteiro e traseiro, rodas de liga leve, estribos laterais, adesivos, bagageiro no teto, bancos com capa em neoprene, manopla esportiva, CD player com MP3 e alto-falantes, soleira e tapetes personalizados, pedaleiras esportivas.