A Ford acaba de apresentar o Ford GT LM Edition, a última série especial da atual geração do superesportivo. Justificando o seu nome, ela homenageia o legado histórico do modelo GT nas pistas e, especialmente, nas vitórias de 1996 e 2016 nas 24 Horas de Le Mans.
A edição será limitada a apenas 20 unidades, que começarão a ser entregues aos clientes ainda neste trimestre. A produção será encerrada no final do ano.
Segundo Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, o superesportivo por si só já é um supercarro que inova em design, engenharia e materiais.
“O encerramento deste capítulo do Ford GT de rua nos deu a chance de injetar no GT LM Edition, ainda mais, o coração e a alma de um carro de corrida vencedor.”
Mark Rushbrook
As vitórias em Le Mans
O Ford GT LM Edition 2022 homenageia as vitórias do modelo de terceiro geração nas 24 Horas de Le Mans, especialmente a de 2016, protagonizada pelo Ford GT nº 68. Ele foi pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, o americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller.
O tributo também se estende a equipe Ford Chip Ganassi, que preparou o carro vencedor em pouco mais de um ano (395 dias).
Na competição, o superesportivo, enfrentando uma Ferrari de 1966, assumiu a liderança da corrida pela última vez na 20ª hora, disputando acirradamente com o oponente italiano. Hand esteve ao volante nas três ocasiões em que a Ford ultrapassou a Ferrari, reacendendo uma rivalidade de 50 anos entre as duas marcas.
Além do n° 68, o Ford GT n° 69 de Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook juntou-se aos vencedores no pódio em terceiro lugar. Os de n° 66 e 67 terminaram em quarto e nono lugar, respectivamente.
Carroceria do Ford GT LM Edition é em fibra de carbono
O novo superesportivo tem carroceria em fibra de carbono e pintura na cor Liquid Silver com detalhes em vermelho ou azul, em referência ao Ford GT nº 68 vencedor de Le Mans
As roda de 20 polegadas, com porcas de titânio, também são de fibra de carbono, assim como os bancos, que têm revestimento em Alcantara. O painel, pilares e teto têm acabamento em couro e Alcantara pretos.
Detalhes em fibra de carbono aparente são vistos no console, saídas de ar e pilares. Além disso, os clientes também podem optar por acabamento de fibra de carbono tonalizado em vermelho ou azul e aplicado no divisor dianteiro, soleiras laterais e das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro.
Por fim, uma dos destaques do Ford GT LM Edition é o seu emblema no painel, confeccionado com material tirado do motor do Ford GT n° 69 – terceiro colocado em Le Mans em 2016. Para isso, o propulsor, retirado do carro original, foi desmontado e seu virabrequim foi transformado em pó, que deu origem a liga exclusiva para imprimir o emblema em 3D.
O VRUM testou o FORD RANGER FX4 3.2 TURBO; assista o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no YouTube e no Dailymotion!