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Ford admite que não consegue atender a demanda pela Maverick

Produção da picape está concentrada em apenas uma fábrica, no México, que a exporta para os Estados Unidos e também para o Brasil

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No mundo inteiro, a Maverick é a menor e mais acessível das caminhonetes da Ford
No mundo inteiro, a Maverick é a menor e mais acessível das caminhonetes da Ford Foto: No mundo inteiro, a Maverick é a menor e mais acessível das caminhonetes da Ford

Eis uma má notícia para quem está pensando em comprar uma caminhonete Maverick: a Ford não está conseguindo atender à demanda pelo modelo. E quem disse isso foi Jim Farley, CEO da multinacional. A picape já somou cerca de 22 mil unidades vendidas no Estados Unidos apenas no primeiro trimestre de 2023, e ainda há uma longa fila de compradores que ainda não receberam os respectivos veículos.

Nesse ponto, vale lembrar que a Ford produz a Maverick em uma única fábrica, localizada em Hermosillo, no México. De lá, a picape é exportada para vários países, incluindo os Estados Unidos e também o Brasil. Portanto, faz sentido pensar que a oferta do modelo deverá permanecerá baixa no mercado local.

Farley informou que abrirá um terceiro turno de trabalho na unidade industrial mexicana, cuja operação começará já em julho próximo, mas ponderou que, talvez, nem mesmo essa medida deve conseguir suprir a demanda pela picape. A ampliação na produção, inclusive, resultou na criação de aproximadamente 6.100 empregos (1.100 diretos e 5.000 indiretos).

O CEO da Ford afirmou ainda que a empresa subestimou o mercado da Maverick. De acordo com ele, o maior obstáculo para adequar a produção à demanda está na cadeia de fornecedores de suprimentos. Farley fez tais declarações durante uma videoconferência com acionistas. As informações são do site Ford Authority.

No Brasil, Ford Maverick acaba de ganhar versão híbrida

A Ford Maverick desembarcou no Brasil em fevereiro no ano passado. Desde então, era vendida unicamente na versão FX4 Lariat, equipada com motor 2.0 turbo a gasolina de 253cv e tração 4x4. No mês passado, porém, a caminhonete ganhou também a versão Lariat Hybrid, que une uma unidade 2.5 a combustão a outra elétrica. Nesse caso, a potência combinada é de 194cv, enquanto a tração é dianteira.

Já dirigimos a Ford Maverick com motorização híbrida: assista ao vídeo!

https://youtu.be/ZUVdc9LI6Nk

A questão é que, independentemente da versão, a Ford Maverick custa caro: as duas opções da gama têm o mesmo preço, que é de R$ 244.890. Para efeito de comparação, a única concorrente direta, a Fiat Toro, é mais em conta até mesmo na configuração top de linha Ultra, que traz motor 2.0 turbodiesel e tração 4x4 por R$226.890.

Nos Estados Unidos e no México, existem versões mais acessíveis da Maverick, mas, ao menos por enquanto, elas não estão nos planos da Ford para o Brasil. Assim, a caminhonete segue com números discretos no mercado local. De janeiro até maio deste ano, o modelo emplacou pífias 558 unidades no país, segundo o ranking da Fenabrave. Porém, a julgar pelas vendas globais, isso não parece ser um problema para o fabricante.