UAI

Ford apresenta sétima geração do Mustang e versão inédita Dark Horse

Com quase 60 anos de história, o Mustang ganha, agora, uma nova versão inédita, além de apresentar mudanças na performance e design

Publicidade
A sétima geração do Ford Mustang introduz uma versão inédita chamada Dark Horse
A sétima geração do Ford Mustang introduz uma versão inédita chamada Dark Horse Foto: A sétima geração do Ford Mustang introduz uma versão inédita chamada Dark Horse

A sétima geração do Ford Mustang foi apresentada na quarta, 14 de setembro, no Salão do Automóvel de Detroit, EUA.

Como parte dela, a marca revelou a mais nova versão inédita da linha: o Mustang Dark Horse, a primeira série voltada para uso em autódromos do Mustang em 21 anos, desde o lançamento do Mustang Bullitt em 2001. Ela conta com o motor mais potente da gama, que no caso é o V8 5.0 Coyote. A potência ainda não foi revelada, mas o número estimado é de 500cv.

A Ford também oferecerá, nas versões de entrada, o motor 2.3 EcoBoost, com quatro cilindros e turbocompressor. Em ambas as motorizações, o câmbio é automático de 10 marchas, mas o fabricante disponibiliza, opcionalmente, um sistema manual de seis velocidades.

Apesar de ainda não aderir à eletrificação no novo muscle car, a Ford, como o novo lançamento, inaugura mais um capítulo da história de quase 60 anos desse modelo.

Segundo Jim Farley, CEO da Ford, a nova geração faz parte do plano da marca de se afirmar no mercado cada vez mais.

“Investir em uma nova geração do Mustang é uma grande afirmação num momento em que muitos dos nossos concorrentes estão saindo do negócio de veículos de combustão interna. A Ford, no entanto, está turbinando seu plano de crescimento de veículos de combustão interna, adicionando tecnologia conectada, novas versões e opções híbridas dos nossos carros mais lucrativos e populares – todos da família Ford Blue – além de investir US$ 50 bilhões em veículos elétricos até 2026.”

Jim Farley, CEO da Ford

 O novo Ford Mustang começará a ser vendido nos EUA no segundo semestre de 2023.

A sétima geração

Com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração naturalmente aspirado e inovadora caixa dupla de entrada de ar, o novo Mustang 2024 da sétima geração entrega uma nova experiência de direção. 

“Este é o Mustang mais atlético e confiante de todos os tempos. Os modos de direção e o ajuste fino dos controles digitais do motor, da suspensão e da direção garantem o melhor desempenho tanto na estrada como nas pistas.”

Ed Krenz, engenheiro chefe da linha Mustang.

Além da transmissão automática de dez velocidades, que se adapta a cada modo de direção, a Ford continua a oferecer também a transmissão manual de seis velocidades

Quanto aos recursos tecnológicos, o novo Mustang conta com reconhecimento de sinais de velocidade, piloto automático adaptativo, carregador sem fio para celular, assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré e outros

Outra novidade tecnológica é que o cliente pode se manter conectado com o veículo através do FordPass. Esse aplicativo permite o controle da partida e parada remota, o travamento e destravamento de portas, o agendamento de partida, a localização, além de fornecer informações a respeito do estado do veículo (incluindo o nível de combustível e óleo e histórico de serviços).

O design recebe teto baixo e capô de três seções e mantém a traseira curta com as proporções do modelo original do anos 60.

A bitola traseira é mais larga e a parte de trás tem uma nova luz de assinatura de três barras, além de um difusor redesenhado para aprimorar a aerodinâmica.

O novo Mustang Dark Horse

O novo Mustang Dark Horse é uma versão inédita, desenvolvida durante mais de três anos por um time especial de engenheiros, designers e especialistas da Ford. 

A série conta com um ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras, maiores amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor.

As rodas dianteiras são de 19x9,5 polegadas e as traseiras, de 19x10 polegadas.

O novo design do Dark Horse destaca o seu foco em performance. A frente tem faróis de LED escurecidos, grade preta brilhante e para-choque exclusivos, com “presas” de alto brilho. A traseira exibe uma asa fixa com difusor inspirado em corridas e ponteiras quádruplas de escapamento.

A versão exibe um novo emblema de cavalo, alem de disponibilizar uma pintura metálica exclusiva, o Blue Ember, tom frio e escuro que emite um brilho quente quando capta a luz. Há, também, várias opções de gráficos no teto e no capô.

O interior traz bancos na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes. Esse design foi aplicado, também, ao volante, painéis das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos, na cor azul.

Nas pistas de corrida

Segundo Jim Farley, o Dark Horse promete surpreender nas competições.

“Nós surpreendemos a todos e vamos surpreendê-los novamente com um Mustang de pista que traz um novo nível de desempenho, estilo e engenharia para os clientes comuns que ainda querem a emoção de um esportivo V8.”

Jim Farley

A nova série terá dois modelos para uso exclusivo nas pistas: o Mustang Dark Horse S, para corridas de fim de semana, e o Mustang Dark Horse R, desenvolvido para as competições. Em ambos, todas as peças não essenciais e de acabamento foram removidas para favorecer a performance.

O S tem gaiola de segurança padrão FIA, bancos e volante de corrida e sistema de freio reforçado. O banco do passageiro é opcional.

O Dark Horse R inclui carroceria com soldas reforçadas, tanque de combustível com autonomia ampliada e rodas Ford Performance.

O VRUM já testou o Ford Mustang Mach 1:

https://www.youtube.com/watch?v=c_o_Or2cb-0&t=2s