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Ford Transit 2023 traz como novidades o câmbio automático, versão elétrica e chassi

Novidades da Ford Transit chegarão em 2023, em configurações de passageiros e carga, e todas podem ser dirigidas com CNH categoria B

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Ford Transit 2023 Minibus de frente
Ford Transit 2023 Minibus de frente Foto:

A Ford apresentou em seu Centro de Distribuição de Peças de Cajamar, no interior de São Paulo, as novidades da linha Transit que chegarão em 2023. O veículo comercial ganhará versão com câmbio automático de 10 velocidades, a versão 100% elétrica E- Transit e o Transit chassi. Todas as opções podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação B, já que são veículos de até 3.500 quilos de PBT.

A primeira novidade da Transit chegará no primeiro semestre de 2023 e será o câmbio automático de 10 velocidades, oferecido nas configurações furgão e passageiros. A transmissão é feita nos Estados Unidos e é a mesma usada nas picapes da marca.

O câmbio automático atua em conjunto com o motor Ecoblue 2.0, a diesel, de 165cv e 39,7kgfm de torque. De acordo com a Ford, a transmissão apresenta menor desgaste de componentes e exige troca de óleo a cada 250 mil quilômetros.

Câmbio automático agrega vantagens

A Ford enumera algumas vantagens do câmbio automático, como conforto, redução do tempos de manutenção e do risco de acidentes. Com tração traseira, tanto a van de passageiros quanto o furgão contam com pacote de tecnologias semiautônomas e conectividade de série.

A Transit é vendida na configuração minibus de 14+1 e 17+1 (de 15 a 18 lugares). O furgão L3H3 tem volume de 12,4m3 e capacidade de carga de 1.151 quilos.

Ford Transit 2023 terá versão elétrica e chassi

Para o segundo semestre de 2023, a Ford anuncia a chegada do Transit cabine/chassi, que permite diferentes tipos de implementos. Terá uma versão de PBT de 3.500kg para condutores de carteira B, e outra de 4.700kg para categoria C de CNH.

Já a E-Transit, produzida na Turquia, tem motor elétrico traseiro que gera 269cv e 43,8kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 68kWh, que garante autonomia de 317 quilômetros com carga completa.

A Ford E-Transit será oferecida apenas com carroceria furgão, com capacidade volumétrica de 12,4m³. Traz sistema regenerativo de energia, nas frenagens e desacelerações, que ajuda a recuperar a carga da bateria.

A recarga da bateria pode ser feita em carregadores rápidos de até 115kW, em 35 minutos, ou no tipo AC de até 11,5kW, em oito horas. Conta com os modos de condução normal, econômico e escorregadio.

O sistema de condução semi autônoma traz assistente de partida em rampa, assistente de pré-colisão frontal, assistente de tráfego cruzado, assistente de frenagem em marcha a ré e câmera de 360 graus.

A Ford E-Transit está incluída no segmento de veículos de 3.500kg de PBT, ou seja, pode ser conduzida por motoristas com CNH na categoria B.

Custo de operação da Ford Transit 2023

De acordo com a Ford, a E-Transit apresenta um custo operacional 40% menor que a versão equipada com motor a diesel. O modelo será disponibilizado para frotistas e comerciantes em período de testes, como forma de introduzi-lo no mercado.

A Ford proporcionará treinamento para a sua rede no país para prestar atendimento aos clientes que comprarem a E-Transit. Além disso, oferecerá acompanhamento preventivo em tempo integral para facilitar a transição dos veículos a combustão para o elétrico.

Impressões

Dirigimos a E-Transit em um pequeno circuito dentro do Centro de Distribuição de Peças da Ford em Cajamar. Não foi possível perceber muita coisa, apenas que o motor elétrico entrega o torque e potência de maneira moderada, sem muita empolgação. Mas o furgão tem boa dirigibilidade, bom diâmetro de giro da direção e funcionamento silencioso.

A Ford já vendeu 1.300 unidades da nova Transit no Brasil. A montadora ainda não informou os preços das novidades apresentadas e revelou que os valores serão anunciados nos lançamentos em 2023.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Ford Transit:

https://www.youtube.com/watch?v=40kDF1CPGy8

(*) Jornalista viajou a Cajamar (SP) a convite da Ford