O mundo mudou rápido e a Ford Transit Furgão também mudou. Hoje o e-commerce se consolidou como um dos principais modelos de varejo. Isso significa que os veículos comerciais leves se tornaram engrenagens fundamentais nesse novo modelo de negócios.
Para se ter uma ideia, no Brasil há pelo menos 50 milhões de consumidores conectados. Um quarto da população compra online. O faturamento do setor no primeiro semestre de 2022 foi de R$ 112 bilhões, segundo a consultoria NielsenIQ.
Ou seja, novos modelos híbridos de trabalho, pessoas que se afastaram dos grandes centros e atuam de forma remota, passaram a comprar sem sair de casa. E para fazer com que esse modelo seja viável para o pequeno produtor, para o pequeno comerciante e também para os grandes varejistas e empresas de logística, é fundamental ter veículos capacitados para otimizar o custo operacional. E nesse caso, nada se compara com a nova Ford Transit.
A Ford atualizou seu comercial leve, que é referência em vários mercados ao redor do mundo, com destaque para o europeu. A Transit Furgão se sofisticou e ganhou tecnologia e mecânica moderna para maximizar sua produtividade.
Só no Brasil, o time de engenharia da Ford rodou mais de um milhão de quilômetros para deixar o carro ajustado para todas as condições de uso no país. E como se trata de uma nação de proporções continentais, foi um trabalho minucioso para garantir que o furgão opere em perfeitas condições em todo território brasileiro.
CNH B
O aumento do e-commerce, assim como as restrições de emissões em grandes centros exigiram o desenvolvimento de vans e furgões adequados para os novos desafios. A Transit é eficiente e ágil, e mais: ela pode ser conduzida por motoristas com habilitação do tipo B.
Por contar com peso bruto total (PBT) abaixo de de 3,5 toneladas, o comercial leve da Ford pode ser conduzido por quem não conta com carteira de motorista (CNH) dos tipos, C, D ou E. Basta habilitação para carro de passeio.
Essa facilidade permite que motoristas possam atuar no setor de logística e fretes, tanto como empreendedores ou para preencher vagas em empresas de transporte. Imagine para um comerciante, que é informado que seu motorista terá que se ausentar do trabalho? Ele mesmo pode fazer a entrega, sem comprometer o prazo e não cometer nenhuma ilegalidade.
Outras aplicações
A Transit Furgão também é uma opção prática para diferentes negócios sobre rodas. O espaço interno permite instalação de diferentes implementos para variados tipos de negócios. Serviços de manutenção, Pet Shop móvel, assim como os tradicionais food trucks. Ou seja, é possível empreender com facilidade a bordo do furgão.
Motor da Ford Transit Furgão
Não adianta ter um veículo prático e eficiente se ele não tem força. E no caso da Ford Transit, torque é o que não falta. O comercial leve é equipado com motor EcoBlue 2.0 turbodiesel.
Essa unidade entrega 170 cv de potência e nada menos que 41,3 kgfm de torque. E o mais impressionante é que toda a força já está disponível a partir de 1.750 rpm.
Ou seja, isso significa que a Transit é capaz de levar muita carga sem elevar demais a rotação do motor. Em outras palavras, ele leva carga sem consumir muito combustível.
Para contribuir com a eficiência, a Transit Furgão conta com sistema Start-Stop. Essa tecnologia é fundamental em veículos que circulam em trajetos urbanos, ja que ajuda a economizar combustível no anda e para das grandes cidades.
Modos de condução
A Transit também tem muita eletrônica embarcada. Esse furgão possui três modos de condução: Normal, Econômico e Escorregadio. Com isso, o frotista tem mais segurança e eficiência.
No modo econômico o consumo de combustível cai consideravelmente, uma vez que o motor se ajusta para rodar sempre na melhor faixa de eficiência. Já no modo escorregadio, a distribuição de torque é controlada para que as rodas não patinem em pisos de baixa aderência, garantindo a segurança do motorista e também evitando avarias que podem comprometer o negócio e causar prejuízos.
A tração traseira também é um destaque da Ford Transit. Isso porque, com o veículo carregado, há maior pressão sobre o eixo traseiro, que otimiza sua tração. Isso permite vencer ladeiras com mais facilidade que um comercial leve com tração dianteira, que certamente iria ter desgaste de pneus, embreagem e maior consumo de combustível. Em uma descida de ladeira, a tração no eixo traseiro também contribui para estabilizar a velocidade do Furgão, sem acentuar o desgaste dos freios e até mesmo evitar que eles superaqueçam.
Sofisticação
Aquela história que carro de trabalho não deve ter conteúdo ficou no passado. A Transit é um furgão moderno e com muita tecnologia para garantir o máximo de comodidade, segurança e produtividade.
O furgão conta com direção elétrica, que torna a condução mais confortável. Seu diâmetro de giro é impressionante, até 12% menor que de sua concorrente direta. Isso significa que ela é mais fácil de manobrar, principalmente na cidade, em que muitas vezes há ruas apertadas. Isso facilita muito nos grandes centros, em que nunca há uma vaga generosa dando bobeira.
O isolamento acústico também é um destaque. Segundo a Ford é 20% superior ao de seus rivais. Para quem passa o dia todo ao volante, silêncio a bordo é algo que não tem preço. Isso sem falar no elevado nível de segurança. A Transit Furgão recebeu nota máxima ano EuroNCAP. Ou seja, ela atende ao rigoroso padrão europeu de segurança.
Transit conectada
A Ford Transit Furgão também conta com tecnologias que contribuem para a produtividade. Hoje todo negócio é conectado. Não dá para sair para uma rota confiando apenas no trajeto na cabeça, é preciso ter ferramentas para garantir o máximo de precisão e menor custo operacional.
Para maximizar os resultados, a Transit conta com modem embarcado para manter o furgão sempre online. Isso permite que a empresa tenha sempre a localização do veículo em rota.
Para o empreendedor que toca seu negócio, ter a Transit conectada significa agendar serviços sem sair do veículo. Essa tecnologia ainda permite que o empreendedor tenha comunicação total a bordo.
Inclusive, o encosto do passageiro pode ser rebatido e tem uma base que se transforma em mesa. Assim, é possível utilizar um notebook, participar de uma reunião e ajustar demandas sem precisar retornar à base. Num mundo onde decisões são tomadas com a ponta dos dedos, estar conectado é fundamental para ter o melhor resultado.