O furto de rodas no Brasil é uma prática da qual já se tem notícia há muitos anos e sempre é uma surpresa desagradável e que resulta em prejuízo para o proprietário do veículo. Mas antes, o foco dos ladrões era majoritariamente nos estepes, sobretudo naqueles que ficam expostos na parte externa do veículo, como no modelo Ford EcoSport, por exemplo. Atualmente, o prejuízo de muitos motoristas pode ser ainda maior, uma vez que o furto das quatro rodas do carro tem se tornado cada vez mais comum.
Encontrar o carro sem as quatro rodas pode se tornar uma realidade para qualquer um, independentemente do modelo. Um automóvel é um patrimônio de alto valor e tem o conjunto roda/pneu como componente essencial. Por essa e outras razões, tem alto preço de compra atrelado a eles.
Assim, por serem caras de adquirir e relativamente fáceis de retirar, as rodas são muito visadas pelos ladrões. Eles as colocam para revenda e identificam nelas um bom negócio para lucrar, às custas do prejuízo causado a terceiros. E há público para isso, pois, muitas vezes, as pessoas não se preocupam com a procedência do componente e acabam comprando de fonte ilegal.
Com a popularização de veículos customizados, muitos componentes de fábrica são trocados por outros menos originais em busca de estilo. Logo, se tornam um atrativo ainda maior, por se destacarem visualmente. E não só, muitas vezes se destacam pelo valor também, pois há jogos de rodas que chegam a milhares de reais. Mas se engana aquele que acha que só os conjuntos mais caros são visados. Os mais populares também são alvo de furtos.
Denúncias e registros de boletim de ocorrência
Muitos donos de carros furtados, seja no conjunto de rodas ou sobretudo no caso de furto do sobressalente, acabam não registrando boletim de ocorrência. Muitos se queixam que o processo é demorado e acabam não o fazendo, uma vez que não se tem expectativa de resolução do problema e acabam optando pela substituição do componente furtado.
Além disso, muitas vezes, passantes não acionam a polícia ao verem esse tipo de situação, pois não necessariamente identificam uma situação de risco. Afinal, pode ser apenas o condutor realizando a manutenção de seu veículo.
O estudante Pedro Riquetti, de 23 anos, foi um dos que optou por fazer o Boletim de Ocorrência após descobrir que o estepe do seu Fiat Mobi Trekking havia sido furtado. Ele conta que não teve problemas com o atendimento da Polícia Militar e que se surpreendeu com a facilidade do furto do estepe do seu carro.
Ele averiguou pela câmera de segurança do prédio que o ladrão não cogitou a retirada das rodas, pois foi determinado a levar somente o estepe. Em menos de dois minutos, ele conseguiu arrombar a maçaneta sem o alarme disparar e levou o estepe, macaco e chave de roda.
Vale lembrar que, pela legislação brasileira, o estepe é um componente obrigatório do carro. E o pior é que muitos motoristas só descobrem que a roda sobressalente foi furtada quando vão procurá-la em caso de necessidade. Geralmente, o furto não é percebido de imediato, pois o estepe não fica em local visível, diferentemente do caso de Pedro.
Dicas para se prevenir do furto de rodas e estepes
Muitas vezes, quando o carro tem as rodas furtadas, é deixado sobre macacos, tijolos, tocos de madeira ou até mesmo diretamente no chão. Além do prejuízo com os pneus e rodas, isso pode danificar outras partes do carro. Portanto, é essencial se prevenir ao máximo para evitar esse tipo de ocorrência e também para furto de estepes. Confira algumas medidas para evitar o furto:
- Use uma capa dura para proteger o estepe externo e dificultar a ação dos ladrões. Além disso, ela ainda protege a borracha do pneu da ação natural do tempo;
- Invista em parafusos antifurto nas rodas para dificultar a ação de ladrões e guarde a chave em um lugar seguro;
- Evite deixar o carro estacionado na rua durante a noite. Caso não tenha uma garagem à disposição, prefira mantê-lo próximo a comércios e locais com câmera de vigilância;
- Mantenha sempre o seguro do seu veículo em dia para evitar mais problemas para substituição dos pneus roubados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!