Nesta semana, sites internacionais reproduziram o anúncio de venda de um carro no mínimo inusitado: um Volkswagen Fusca travestido de Rolls Royce. O veículo, que está à venda em Palo del Colle, na Itália, exibe um capô de fibra de vidro com uma grade falsa, que lembra a dos modelos de luxo da marca inglesa. Claro, não falta a estatueta conhecida como “Espírito do Êxtase” no topo da peça.
Porém, as transformações vão além. O veículo exibe ainda pára-lamas dianteiros e traseiros estendidos, com direito a faróis duplos instalados em molduras. Até a tampa-traseira ganhou formato mais quadrado, para lembrar o porta-malas de um Rolls Royce.
Segundo o anúncio, o Volkswagen Fusca em questão está à venda por 13 mil Euros, valor que equivale a aproximadamente R$ 69 mil. Apesar do preço elevado, o veículo precisa de reparos: a capota de lona apresenta furos e desgastes, assim como o estofamento. Quando à parte mecânica, só mesmo uma vistoria poderia chegar a uma conclusão precisa.
Originalmente, o Volkswagen Fusca travestido é um raro conversível com carroceria Karmann, ano 1972, já na versão conhecida como Super Beetle, que traz suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira com braços semiarrastados, além de para-brisa curvo. O similar nacional nunca recebeu essas atualizações, porém, curiosamente, também teve a opção de "conversão" em Rolls Royce.
Fusca "Rolls Royce" é excentricidade internacional
Na verdade, em várias partes do mundo, incluindo outros países da Europa e até os Estados Unidos, empresas independentes forneceram peças, geralmente em fibra de vidro, para deixar o Volkswagen Fusca com aparência de Rolls Royce. Isso ocorreu durante os anos de 1960 e 1970.
Os kits mais simples traziam apenas um capô com a característica grade pentagonal, além, claro, do icônico ornamento sobre ela. Já os mais elaborados, como o que foi instalado no Fusca à venda na Itália, incluíam também para-lamas, faróis e tampa traseira. Contudo, o resultado era sempre um engodo, que não chegava a convencer.
No Brasil, principalmente ao longo da década de 1970, diferentes empresas de acessórios criaram os tais kits Rolls Royce para o Volkswagen Fusca: uma das mais famosas foi a paulistana Edmorba. Porém, também surgiram veículos transformados de maneira artesanal. Na mesma época, ainda existiram kits de proposta semelhante para deixar o modelo parecido com o Porsche 911.
Hoje, essas adaptações parecem bizarras ou até mesmo cafonas, dignas da estética conhecida como Kitsch. No entanto, curiosamente, acabaram ganhando valor histórico, já que se tornaram testemunhas de tempos passados. Especialmente aqui, no Brasil, onde as mais variadas transformações ocorreram nos automóveis das décadas de 1970 e 1980, quando as importações eram proibidas.
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