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Garagem de Clássicos da Volkswagen destaca 3 modelos da Autolatina

Garagem de Clássicos da Volkswagen destaca fase da Autolatina (joint-venture com a Ford) com 3 modelos: Apollo, Logus e Pointer

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Vista geral da Garagem de Clássicos da Volkswagen
Vista geral da Garagem de Clássicos da Volkswagen Foto: Vista geral da Garagem de Clássicos da Volkswagen

Dentro do acervo com mais de 100 veículos de sua Garagem de Clássicos, a Volkswagen destaca três modelos da fase Autolatina. Para que não lembra, essa foi uma joint-venture firmada coma Ford entre 1987 e 1996 para compartilhar tecnologias e reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano.

O espaço dedicado aos modelo Volkswagen da Autolatina na sua Garagem de Clássicos revela que a marca alemã não renega esse momento delicado de sua história. Os modelos escolhidos para estacionar nessa garagem são os Volkswagen Apollo, Logus e Pointer. Vamos conhecer um pouco de cada um.

Volkswagen Apollo

A unidade do Apollo exposta na Garagem de Clássicos da Volkswagen é de 1992, ano em que o modelo saiu de linha. O modelo é zero-quilômetro, tendo sido retirado da linha de montagem da Anchieta e guardada no acervo.

O modelo correspondente na Ford para o Apollo era o Verona. Porém, o projeto de ambos tem origem Ford, com base no Escort de primeira geração no Brasil. Porém, a Volkswagen enfatiza que o Apollo foi feito de acordo com suas especificações. O Apollo foi apresentado à imprensa brasileira em junho de 1990, no autódromo de Interlagos.

Apollo era mais esportivo que o irmão gêmeo da Autolatina

O modelo tinha um apelo mais esportivo que o irmão gêmeo da Ford. O Apollo é considerado pela Volkswagen como um modelo médio, posicionado entre o Voyage e o Santana. Curiosamente, o modelo só foi vendido com carroceria de duas portas. Já o porta-malas era gigante, com volume de 570 litros.

Ele trazia sob o capô o motor AP 1.8 (que desenvolvia potência de 105cv com etanol ou 92cv com gasolina) em posição transversal, diferente do Voyage, que trazia o propulsor longitudinal. As suspensões eram independentes tipo McPherson nos eixos dianteiro e traseiro. A vida do Apollo foi curta, e ele deixou de ser fabricado em 1992, com pouco mais de 50 mil unidades fabricadas.

Volkswagen Logus

Também exposto na Garagem de Clássicos, o Volkswagen Logus foi lançado em 1993. O sedã de duas portas usava a plataforma do Ford Escort de segunda geração no Brasil, sendo considerado de porte médio, com 4,28 metros de comprimento. Seu entre-eixos é de 2,52 metros, enquanto o porta-malas tem volume de 416 litros.

No lançamento, a versão de topo GLS 1.8 trazia alarme acionado na fechadura, vidros elétricos, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital. No ano seguinte, o modelo oferecia CD Player como opcional.

O Volkswagen Logus tinha opções de motores 1.6, da Ford, e 1.8 AP, da Volkswagen, com 86cv e 14,5kgfm de torque. A versão GLS, na linha 1994, trazia sob o capô o motor AP 2.0 de 113cv.

Garagem de Clássicos tem Volkswagen Logus GLi 1995

O Logus exposto na Garagem de Clássicos foi produzida em 1995. Na versão GLi e equipada com motor 1.8, essa unidade rodou 3 mil quilômetros em sua trajetória de carro de testes do Departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

A Autolatina foi encerrada em janeiro de 1996, mas a produção do Logus foi mantida até dezembro daquele ano. Ao todo, foram fabricadas 125.332 unidades do sedã. Foi mais um modelo que teve vida curta.

Volkswagen Pointer

O Volkswagen Pointer chegou em dezembro de 1993, já como linha 1994. Curiosamente, o hatch do Logus tinha quatro portas, enquanto o sedã logus só foi oferecido com duas portas. Já o porta-malas tem 388 litros de volume.

Com pegada esportiva, as versões de entrada eram equipadas com o motor AP 1.8, com potências de 86cv (1.8 gasolina) ou 95cv (1.8 etanol). Já as versões mais caras traziam motor AP 2.0, com potências de 106cv (2.0 gasolina) ou 113cv (2.0 etanol).

Garagem de Clássicos herdou unidade vinda direto da linha

O Pointer exposto na Garagem de Clássicos da Volkswagen, é da versão GTi, cujo motor AP 2.0 com injeção eletrônica de gasolina tinha 115,5cv. Essa unidade, ano 1995 e pintada em verde Taiti, foi direto da linha de produção para o acervo da marca.

A versão esportiva ainda trazia freios a disco nas quatro rodas e suspensão com calibração esportiva, além de amortecedores pressurizados e molas mais firmes. Assim como o Logus, o Pointer foi produzido até dezembro de 1996, com aproximadamente 37 mil unidades vendidas.

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