UAI

Gasolina ou etanol? Confira quais carros rodam melhor com um ou outro combustível

Aumento do preço do etanol deixou a escolha sobre qual combustível usar mais apertada para quem tem carro flex. Linha de corte para o etanol é 70% do valor da gasolina

Publicidade
Gasolina ou etanol? Confira quais carros rodam melhor com um ou outro combustível
Gasolina ou etanol? Confira quais carros rodam melhor com um ou outro combustível Foto: Gasolina ou etanol? Confira quais carros rodam melhor com um ou outro combustível


De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro do etanol em Minas Gerais é de R$ 2,40, enquanto o da gasolina é de R$ 3,50. O percentual do valor do derivado da cana-de-açúcar em relação ao derivado do petróleo é de 68,6%, número muito próximo à linha de corte de 70%, que é o consumo médio do primeiro em relação ao segundo. Isso acontece porque o etanol não tem a mesma energia da gasolina e precisa ser usado em maior quantidade para gerar potência semelhante.


Acontece que 70% é um valor médio. Existem alguns modelos que funcionam melhor com etanol e superam esta média, assim como outros que são mais eficientes com gasolina. Para saber quem é quem, pegamos a última versão da tabela de eficiência energética do Inmetro e fizemos o cálculo do consumo de etanol em relação ao da gasolina. A média de todos os veículos flex que participam do programa ficou em 69,2% e não os 70% de costume. Ou seja, na média desta amostra, para valer a pena usar o etanol, seu preço deve estar até 69,2% do valor da gasolina.


Mas encontramos casos em que esse percentual é bem maior. Como o Fiat Siena 1.4, no qual esse percentual é de 80,6%. Note que isso não significa que o modelo seja mais econômico. Dentro da sua categoria, o Siena foi mal, tendo obtido classificação C, consumindo (em ciclo urbano) 7,1km/l com etanol e 8,8km/l com gasolina. Mas o sedã foi tão mal com gasolina, que o preço do etanol pode estar até 80,6% do da gasolina que ainda vale a pena usá-lo. Encontramos outros modelos que superam a média convencional, como o Kia Picanto 1.0 automático, com 72,8%, e o Hyundai i30 1.6 automático, com 73,1%, mas nenhum tão discrepante como o Siena.


Também encontramos modelos bem abaixo dessa média, como o Citroën C3 1.5, que obteve 63% de consumo de etanol em relação à gasolina. As três variações mecânicas do Honda Civic também estão abaixo: o motor 1.8 com câmbio automático tem 64,7%; o 1.8 manual, 66%; e o 2.0 automático, 65,9%. Quer saber como o seu veículo está nesse quesito? Consulte a lista que preparamos com todos os modelos e suas variantes mecânicas que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

FAÇA VOCÊ MESMO Alguns motoristas gostam de interagir mais com o carro. Se este é o seu perfil, talvez seja interessante calcular o consumo real do seu carro com cada combustível. Para achar esse valor, confira quantos quilômetros você rodou desde a última vez que encheu o tanque e divida pelo volume de combustível registrado na bomba. Essa é a média de quilômetros por litro do seu carro. Para achar a relação etanol/gasolina, multiplique o consumo médio com etanol por 100 e depois divida esse resultado pelo consumo médio de gasolina. O número encontrado é o percentual etanol/gasolina.


Alguns cuidados devem ser tomados para que o consumo fique próximo do real: abasteça sempre no mesmo posto, na mesma bomba e, se possível, no mesmo horário. Interrompa o abastecimento no primeiro clique da bomba. Certifique-se de que o percurso rodado durante a medição seja semelhante ao da sua rotina, sem muitos trechos de estrada ou subidas acima da média.