A General Motors aproveitou a CES 2022 – a maior feira de tecnologia do mundo, que se encerra no sábado (8), em Las Vegas (EUA) – para anunciar sua grande investida no segmento de carros elétricos. No pacotão da montadora norte-americana estão a Silverado EV, primeira picape totalmente elétrica, e o novo SUV médio Equinox EV, pensado desde o início de sua concepção como um carro elétrico. Ambos estarão disponíveis para venda nos Estados Unidos em 2023, já como modelo 2024. E no Brasil? Isso a GM ainda não revela.
A GM afirma que está focada em oferecer uma gama de modelos com zero emissão em um espaço curto de tempo. De acordo com a montadora, a ideia é oferecer o maior portfólio de veículos elétricos do mundo, todos tendo como base a moderna plataforma Ultium, já utilizada em outros modelos do grupo. Os próximos lançamentos anunciados com a marca Chevrolet incluem as vans elétricas BrightDrop, a picape Silverado EV, o Equinox EV, a Blazer EV, o Bolt EV e EUV, além da GMC Sierra EV, GMC Hummer EVs e Cadillac Lyriq e Celestiq.
GRANDALHONA Um dos principais destaques da GM na CES 2022 é, sem dúvida, a nova Silverado EV, a picape de maior sucesso da marca Chevrolet. Desenvolvida desde o início para ser uma picape totalmente elétrica e não uma adaptação de um modelo a combustão, a nova Silverado oferece mais do que tecnologias avançadas, mas também boa capacidade de carga, desempenho e versatilidade.
Com design imponente, a picape de dimensões avantajadas tem a frente diferente, que revela sua identidade eletrificada. A grade dianteira é fechada, mas traz ao centro a tradicional gravata símbolo da marca. Uma faixa de LED atravessa toda a extensão da dianteira, fazendo a função de luz diurna, enquanto os faróis ficam no andar de baixo. Duas pequenas entradas de ar estão posicionadas no para-choque dianteiro, que tem desenho rebuscado. Na traseira, lanternas em LED e um santantônio estilizado entre a cabine e a caçamba.
A Chevrolet Silverado EV tem motores elétricos que despejam 670cv de potência e mais de 100kgfm de torque no modo força máxima. Nessa condição, a picape acelera até 100km/h em apenas 4,5 segundos. Tem sistema de carregamento rápido DC (até 350kW) e até 10,2kW de potência para fornecimento externo de carga. São 4.535kg de capacidade de reboque, com até 590kg de carga útil.
A GM revela que, inicialmente, a Silverado EV será disponibilizada em duas configurações: a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas, ambas com um pacote completo de tecnologias de segurança. A RST First Edition terá tração nas quatro rodas, suspensão a ar automática adaptativa, sistema Multi-Flex Midgate que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros, tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico, multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas, além de tecnologia de assistência de direção autônoma.
A versão WT (Work Truck) será lançada inicialmente para frotistas, trazendo motores elétricos que somam cerca de 520cv e 60kgfm de torque, com capacidade de reboque superior a 3.600kg e 544kg de capacidade de carga. A Chevrolet já revelou que prepara uma versão com mais do que o dobro desta capacidade.
A Chevrolet Silverado EV usa o conjunto de baterias Ultium de 24 módulos como parte da sua estrutura, garantindo uma autonomia de 640 quilômetros. Com rodas de 24 polegadas, a versão RST conta com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, compondo o sistema e4WD. As suspensões independentes contam com sistema a ar automático adaptativo, que permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50mm.
De acordo com a GM, as versões RST e WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350kW, permitindo ampliar a autonomia em 160 quilômetros em 10 minutos. Além disso, a Silverado EV traz sistema que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou fornecer energia para uma residência em caso de emergência, num total de 10,2 kW. A picape tem energia de sobra até para carregar as baterias de outro veículo elétrico.
POR DENTRO A Silverado EV será vendida somente com cabine dupla, com amplo espaço interno e interior bem funcional. O modelo traz o eTrunk, que é na verdade um porta-malas na parte dianteira do veículo, onde seria o cofre do motor. A versão RST traz ainda com o sistema Multi-Flex Midgate, que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine por meio de uma tampa atrás dos bancos traseiros, ampliando a área de carga em cerca de três metros. Com o encosto do banco traseiro rebatível e bipartido, é possível encontrar diferentes configurações para acomodar a carga.
A grande tela de infotainment de LCD de 17 polegadas pode ser pareada com o painel de instrumentos de 11 polegadas.O motorista tem ainda uma espécie de head-up display com tela de mais de 14 polegadas. Usando comando de voz é possível dar a partida nos motores e seguir viagem.
SUV ELÉTRICO A outra novidade que a GM apresentou em Las Vegas foi o Equinox EV, que também usa a plataforma Ultium e foi desenvolvido desde a sua concepção para ser um SUV elétrico. A ideia da GM é fazer dele um modelo elétrico mais acessível, com preço a partir de US$ 30 mil nos EUA. A montadora não revelou detalhes sobre o conjunto propulsor do Equinox EV, mas especula-se que ele terá autonomia superior a 400 quilômetros. Este é um modelo que tem chances de vir para o Brasil para ampliar a gama de elétricos da marca por aqui.