Quem gosta de carros já deve ter ouvido falar sobre Giorgetto Giugiaro, designer que está entre os maiores desse setor. O portfolio dele está cheio de obras-primas, como DMC De Lorean, Lotus Esprit e BMW M1. Além de superesportivos, a obra inclui também vários modelos para o público geral, incluindo as primeiras gerações de Golf e Passat, da Volkswagen, e de Uno e Punto, da Fiat. Mas você sabia que o design foi uma espécie de "plano B"?
Pois é verdade, e quem diz isso é o próprio Giorgetto Giugiaro: ele contou ao ex-narrador de corridas Jeremy Hart que, inicialmente não pensava em ser designer de automóveis. Quando jovem, o italiano sonhava em ser pintor, mas decidiu tomar outro rumo profissional ao ser rejeitado na escola de arte. Tais declarações estão registradas no curta-metragem Design Legends, produzido por Hart. Assista ao vídeo!
O interesse de Giorgetto Giugiaro pelas artes clássicas fica evidente quando o designer diz qual a maior inspiração para projetar automóveis: Vincent van Gogh. No entanto, vale ressaltar que ele se diz realizado na área do design, e pondera que, se tivesse sido pintor, possivelmente o próprio trabalho seria menos conhecido internacionalmente.
Giorgetto Giugiaro realmente não parece estar arrependido dessa escolha, até porque ele obteve enorme êxito como designer. Hoje com 84 anos de idade, ele tem um legado que inclui a autoria de aproximadamente 200 automóveis, além do estúdio Italdesign, que atualmente pertence ao Grupo Volkswagen.
Giorgetto Giugiaro: trabalho como designer inclui nacionais
A obra é tão extensa que alguns dos projetos acabaram se tornando automóveis de produção em série voltados para o mercado brasileiro. É o caso, por exemplo, do Karmann Ghia TC, que hoje é um verdadeiro clássico tanto da Volkswagen quanto da indústria nacional. Ele também foi o principal responsável pelas duas primeiras reestilizações da linha Palio, da Fiat.
Outro caso curioso é que Giorgetto Giugiaro é o designer do primeiro carro da história da marca Hyundai: o Pony. O lançamento desse modelo data de 1975 e, assim, ele acabou não chegando ao Brasil. Porém, foi comercializado em várias partes do mundo, inclusive na Europa.
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