A General Motors (GM), detentora das marcas Chevrolet, Buick e Cadillac, entre outras, anunciou um recall para o modelo GMC Terrain por determinação do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão de segurança veicular dos EUA. A entidade descobriu que os faróis do SUV têm luminosidade acima do limite legal de 125 candelas: assim, podem ofuscar motoristas que vêm em sentido oposto.
O problema é a solução encontrada pelo fabricante para sanar tal falha. O reparo consiste, simplesmente, na instalação de uma espécie de fita adesiva nas lentes dos faróis, de modo a impedir que a luz cause ofuscamento. Consequentemente, esse recall vem causando críticas e frustração entre os proprietários do SUV, que já estão se manifestando nas redes sociais.
Os donos do GMC Terrain temem que a fita sofra degradação e rapidamente deixe de impedir o ofuscamento dos demais motoristas. Ademais, afirmam que essa solução não é profissional: alguns deles já estão se referindo ao adesivo como "Band-Aid". Por fim, os proprietários criticam ainda o efeito estético do farol após a reparação, alegando que a lente aparenta estar congelada.
Vale destacar que o recall envolve nada menos que 740.581 unidades do SUV, todas vendidas nos Estados Unidos e produzidas entre 2010 e 2017. A partir da linha 2018, o GMC Terrain adotou um farol com novo formato, que não apresenta mais esse defeito.
Ao menos, reparo do SUV no recall é rápido
Se é que existe um lado bom nessa história, é que, pelo menos, o conserto é rápido: de acordo com a GM, o serviço leva cerca de 12 minutos. O procedimento consiste, primeiramente, na limpeza da lente com álcool. Posteriormente, o reparador utiliza um gabarito para fazer a instalação no lugar certo.
Em um comunicado destinado às concessionárias, o fabricante recomenda que a instalação não seja feita em locais onde a temperatura ambiente for inferior a 10C°. Nesse mesmo material, a GM se refere à fita adesiva como "aplique". As informações são do site Carscoops.
Afinal de contas, quando as montadoras têm que fazer recall? Assista ao vídeo e entenda!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!