Ontem, publicamos uma matéria com imagens raras do protótipo do Volkswagen Gol em 1976, quatro anos antes do lançamento. Desta vez trazemos registros igualmente importantes da pré-história das versões esportivas do compacto GT e GTI. O material foi publicado originalmente pela German Garage BR, feita pelo jornalista Alexandre Ule.
O registro mais antigo (que abre esta matéria) é o de um protótipo do Gol GT, provavelmente dos anos 1970. Note que os faróis do veículo são circulares, sendo que o modelo de produção foi lançado com faróis quadrados.
Além da sigla GT (que na traseira está como GTE) inscrita na lateral, esse estudo do Volkswagen Gol está repleto de elementos esportivos: faróis de milha com lentes amarelas; alargadores de para-lamas; rodas esportivas; apliques plásticos laterais; para-barros; aerofólio; para-choques cromados; e escapamento duplo.
Outros detalhes observado por Alexandre Ule é que o retrovisor está posicionado mais à frente em relação ao primeiro Gol de produção (algo que só aconteceria em 1988) e os bancos traseiros têm apoios de cabeça, que nunca foram lançados. O jornalista garante que esse protótipo do Gol GT foi feito em argila, e, por esse motivo, não se sabe que tipo de motorização foi pensada para o veículo.
O GT dois anos antes de chegar ao mercado
O Gol GT foi lançado em 1984. A foto acima prova que a versão esportiva já estava pronta em 1982, com quase todos os elementos que chegaram ao mercado no lançamento. Esse estudo é de autoria de Márcio Piancastelli. Apesar de ser comum ver as luzes de neblina (o par de baixo) por aí, Ule garante que essas não eram de série à época do lançamento.
Gol GTI já estava em estudo em 1983
Já esse protótipo do Gol GTI foi construído em 1983, sendo que a versão esportiva só foi apresentada ao publico no Salão do Automóvel de 1988, cinco anos depois. O editor da German Garage BR observa novamente que nesse veículo os retrovisores já estão posicionados mais avançados do que era usado à época, algo que chegaria ao mercado só em 1988.
No protótipo já se vê um ensaio do borrachão com a pintura em preto que domina a parte inferior do Gol GTI. Porém, a vistosa moldura da janela nunca chegou ao modelo de produção. O escapamento simples e a ausência do aerofólio também deixam o veículo distante do GTI.
O que confirma que esse estudo de 1983 tinha um "quê" de GTI, mas também vislumbrava atualizações de design futuras, são os para-choques mais envolventes em plástico, assim como as linhas da dianteira que chegariam só em 1987. Esses detalhes foram observados por Alexandre Ule. Gostou do conteúdo? A German Garage BR ainda está disponível no Youtube.
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