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Golpe - Passando o bico no freguês

Tem oficina lucrando de forma desonesta com a limpeza de válvulas (bicos) injetoras, alegando que esse procedimento faz parte da manutenção preventiva, o que é mentira

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O injetor somente deve ser limpo depois de verificação completa do sistema

Tem oficina, inclusive de concessionária, que apela para o "antes que seu carro falhe, e te deixe na mão, faça a limpeza dos bicos injetores". Outras incluem o serviço na conta do freguês, que levou seu carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. É preciso muito cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente, e a opinião de algumas montadoras e de fabricantes de bicos.

O que é Trata-se de componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores a gasolina, os bicos funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti Marelli
De acordo com o engenheiro Eduardo Augusto de Campos, gerente comercial da empresa (fabricante de válvulas injetoras), não existe a necessidade de limpeza preventiva dos bicos. "Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do veículo, sejam verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza", esclarece.

Bosch
Esse fabricante de válvulas faz distinção entre bicos novos (produzidos a partir de 1996) e antigos (fabricados antes de 1995). Os 'antigos' são "suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro de má qualidade potencializava o problema". Já os 'novos' não têm "necessidade de espécie alguma de limpeza".

Fiat
A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. "Ela é recomendada somente quando há problemas de funcionamento irregular do motor", explica o engenheiro mecânico Carlos Henrique Ferreira.

Ford
Não recomenda em quilometragem alguma, alegando que os bicos são autolimpantes. É a única que explica isso no manual do proprietário.

General Motors
A montadora não recomenda a limpeza dos bicos injetores e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Volkswagen
De acordo com o gerente de assistência técnica, Paulo Sanches, a montadora não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. "Somente se o veículo apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção".

Quando fazer
Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos, nos quais a limpeza pode ser recomendada, mesmo assim, depois de um diagnóstico mais completo. Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são: funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do bico, devido ao acúmulo de partículas no seu filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

Tipos de limpeza
Os bicos podem ser limpos de duas formas: com o sistema montado, ou desmontado. A primeira é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. Já a segunda é feita com os bicos desmontados. Nesse caso, o engenheiro Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso de o injetor estar montado fora do coletor de ar; e regulador de pressão). De acordo com os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.