Capitaneado por Peter Fassbender, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou seu novo Design Center Latam, sediado no Polo Automotivo de Betim. O prédio de dois pavimentos tem 2.700 metros quadrados, sendo considerado o maior estúdio de design automotivo da região, fruto de um investimento de R$ 11,4 milhões. Além de centralizar toda a equipe de 150 profissionais, o novo espaço é um marco para esse time, que, além dos modelos da Fiat, também passa a participar do desenvolvimento de produtos de outras marcas do grupo.
“Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina. O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. Ao longo dessa trajetória, foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito veículos-conceito.
Parte deste acervo está exposto em um salão no primeiro andar, onde pudemos matar a saudade de conceitos superlegais que chegamos a acelerar nas pistas, como o Uno conversível, equipado com o motor 1.4 T-Jet (projeto que custou R$ 1 milhão), e o buguinho ecológico FCC II, que trazia carroceria feita com fibras naturais e motor elétrico. O subcompacto elétrico Fiat Mio, conceito desenvolvido a partir dos inputs de clientes e fãs da marca, também empresta suas linhas futuristas para o ambiente.
Outro espaço interessante é o laboratório de User Experience (UX), dotado de simuladores desenvolvidos para testar a usabilidade de interfaces e conectividade. Um dos simuladores cria um ambiente virtual bastante imersivo onde é possível avaliar a interação do usuário com o quadro de instrumentos e o sistema de infotainment enquanto dirige. Tudo isso acompanhado pela equipe de UX, que fica atrás da sala de espelho, de onde podem avaliar a reação das pessoas sem serem percebidos. “Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica Leandro Alvarenga, líder da área de UX.
A tecnologia e a técnica, o virtual e o palpável, convivem em total harmonia em salas contíguas. Enquanto um projetor a laser de excelente resolução (resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão) é capaz de exibir para avaliação um veículo em tamanho real, com todos seus detalhes e texturas, outra sala do térreo é destinada à construção de modelos em massa clay, com integração das equipes de Design e Engenharia, que participam ativamente do desenvolvimento de um determinado modelo.
O segundo piso é onde a maioria dos profissionais de fato criam. “No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo, prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson, líder de Design Exterior. Para promover a criatividade e unir as diversas equipes, a arquitetura do espaço tem conceito aberta, com vários espaços propícios à convivência, da informalidade de uma copa a uma sala de reuniões convencional. Por meio de um mezanino de vidro, é possível ver o que acontece em alguns ambientes do primeiro andar, permitindo que os designers mantenham contato permanente com os modelos em desenvolvimento. De acordo com Peter Fassbender, o futuro guarda a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.