UAI

Fábrica da GWM estreia em 2024; conheça os 2 modelos confirmados

A fábrica se localiza em Iracemápolis (SP) e iniciará suas operações em maio de 2024

Publicidade
Picape Poer foi revelada com alguma camuflagem
Picape Poer foi revelada com alguma camuflagem Foto: Picape Poer foi revelada com alguma camuflagem

Prometida desde o ano passado, a fábrica da GWM no Brasil, localizada em Iracemápolis (SP), foi confirmada para estrear no dia 1° de maio de 2024. A planta será a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, e pelo CEO Américas da GWM, James Yang.

Durante a ocasião, os executivos também trouxeram mais uma novidade: uma prévia dos dois modelos da marca que já estão confirmados para serem produzidos na nova fábrica, uma picape, a Poer, e um SUV.

Ambos serão híbridos construídos sob a mesma plataforma e com a mesma motorização. Além disso, os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina.

Segundo Alckmin, o projeto da nova planta faz parte da iniciativa da GWM e do governo frente à descarbonização da mobilidade.

“A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro.”

Geraldo Alckmin

Os planos da GWM preveem que a fábrica de Iracemápolis produza cerca de 100 mil veículos anuais, o que possibilitará a geração de aproximadamente 2 mil empregos diretos.

Para isso, a GWM destinará à planta um investimento de cerca de R$ 10 bilhões.

A nova picape GWM será a primeira do tipo híbrido flex do Brasil

Ao final do pronunciamento, Geraldo Alckmin e James Yang apresentaram um dos modelos que será produzido na planta de Iracemápolis: a picape média Poer, que está prevista para chegar antes do SUV.

GWM Poer picape cabine dupla azul na terra de frente
Picape cabine dupla híbrida flex, a GWM Poer será produzida no Brasil

Como revelado, ela será a primeira caminhonete do tipo híbrido flex produzida no Brasil, podendo ser abastecida com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono.

A GWM Poer foi exibida, no evento, com uma camuflagem parcial. Sendo assim, ela provavelmente ainda deve receber alterações para adaptá-la ao gosto do público brasileiro.