UAI

Gol GLR: conheça a história do carro que causou polêmica em Interlagos (SP) nesta semana

O Gol violado por influenciadores em evento já esteve nos EUA e foi dirigido por piloto famoso; conheça a história do Gol GLR

Publicidade
Gol de influenciador foi preparado em oficinas de modificação brasileiras e internacionais
Gol de influenciador foi preparado em oficinas de modificação brasileiras e internacionais Foto: Gol de influenciador foi preparado em oficinas de modificação brasileiras e internacionais

O Gol GLR de Thiago Kfouri é muito mais que um simples "Gol quadrado", como é popularmente conhecido. O modelo que tem mais de 15 milhões de visualizações no YouTube é, segundo seu proprietário, o carro mais visto na plataforma no Brasil. Porém, o carro passou por maus bocados na última edição do Festival de Interlagos, de 20 a 23 de julho.

O Gol foi "vítima" da gravação de um vídeo de dancinhas para o TikTok por seis ex-participantes de reality shows brasileiros. Os homens se esfregaram no carro e até mesmo se sentaram sobre o teto ao som de “Gol Bolinha, Gol Quadrado 2”, do DJ 900. O influenciador digital e dono do carro, Thiago Kfouri, se pronunciou nas redes sociais demonstrando sua indignação diante da atitude dos "famosos".

Mas afinal, qual a história do "Gol mais famoso do Brasil"?

fd02b24d image
Gol preparado de Thiago Kfouri foi transportado para os EUA em 2018

O Gol GL adquirido por Thiago Kfouri em 2010 estava com apenas 26 mil quilômetros rodados e teria sido de uma única dona em seu histórico. O carro tinha motor 1.8 a gasolina que, segundo o influenciador, era perfeito para ser turbinado sem grande complexidade. Com o projeto de Kfouri, o Gol quadrado passou a entregar potência de 256cv e 38,2kgfm de torque, extraídos do motor AP-800 com 1.1 bar de pressão na turbina.

Além da preparação de motor, o Gol GLR recebeu outras melhorias, como freios maiores com dutos de refrigeração, rodas de 15 polegadas e um par de bancos tipo concha fixos do Maserati Trofeo, equipados com cintos de quatro pontos. Outras mudanças interessantes foram a remoção do banco traseiro e a nomenclatura que saiu de “GL” da versão original de fábrica, para "GLR", com o “R” de Racing.

Outras curiosidades sobre o Gol de Kfouri é que o xodó do influenciador já foi dirigido por Rubens Barrichello. Além disso, o modelo tem passaporte carimbado, já que foi levado aos Estados Unidos por nada mais nada menos que US$ 4 mil (o valor correspondia a aproximadamente R$ 14.100, em 2018, quando foi divulgado).

Atualmente, o carro é equipado com motor 1.9 litro adaptado para gasolina norte-americana, injeção eletrônica Fueltech FT600, 341cv e torque máximo de 49,2kgfm.