UAI

Homem vai embora com o Tesla de outra pessoa devido a erro do aplicativo

Acidentalmente, o homem confundiu o seu Tesla com outro, já que ambos eram do mesmo modelo (Model 3) e da mesma cor

Publicidade
Os dois carros eram um Tesla Model 3
Os dois carros eram um Tesla Model 3 Foto: Os dois carros eram um Tesla Model 3

Em Vancouver, no Canadá, um homem conseguiu, aparentemente pelo aplicativo da Tesla, entrar no Tesla Model 3 de outra pessoa e ir embora com ele. Mas não, ao contrário do que você possa estar imaginando, isso não foi um furto nem nada do tipo. Na verdade, o homem, chamado Rajesh Randev, confundiu o veículo com o seu próprio, o qual possuía a mesma cor e era do mesmo modelo que o alheio.

Em entrevista concedida ao Global News, estação de televisão canadense, Randev informou que estava com pressa na hora que foi entrar no carro, pois tinha que pegar seus filhos na escola. Dessa forma, ele acabou, acidentalmente, destrancando o Tesla errado e partindo com ele.

Enquanto conduzia o veículo, o homem foi, aos poucos, percebendo detalhes incomuns, os quais não condiziam com o seu verdadeiro Tesla Model 3. Dentre eles, estavam uma trinca no para-brisa, a ausência do carregador de celular em seu devido lugar e os aros das rodas diferentes.

Mais tarde, Randev, enfim, recebeu ligações e mensagens do verdadeiro dono, alertando que ele dirigia o Tesla errado. Ambos proprietários combinaram um local para que fosse feita a troca dos automóveis.

Apesar de toda essa trama que se desenrolou, o que intriga, de verdade, é o fato de um carro ter sido destrancado - e, depois, ligado - apenas pelo uso do aplicativo da marca, mesmo quando este estava sendo operado por um celular alheio e não o do devido dono do veículo.

Além disso, Randev afirmou que o outro proprietário conseguiu seu número de telefone em um documento que estava dentro do seu Tesla. Isso significa o outro homem também conseguiu obter acesso ao Tesla de Randev. Impressionante, para não dizer preocupante.

O aplicativo da Tesla permite acesso ao veículo quando este está conectado ao celular do dono

O aplicativo foi desenvolvido para dar acesso aos veículos da Tesla, desde que tanto eles quanto os telefones dos respectivos proprietários tenham conectividade.

A partir daí, os motoristas podem, pelo celular, trancar e destrancar o veículo, gerir o controlo da climatização e encontrar estações de carregamento.

No entanto, essa tecnologia se destina ao Tesla real do proprietário - e não apenas a qualquer um aleatório por aí que seja semelhante ao original.

O que dizer, então, sobre o caso de Rajesh Randev? Bom, aparentemente, o serviço da Tesla não está operando como deveria.

Randev afirmou que tentou entrar em contato com a montadora para informar o ocorrido, mas tudo o que conseguiu foi o silêncio da linha telefônica... Decepcionante.

Nós já testamos um Tesla Model Y; confira o vídeo!

https://youtu.be/bODLxJCCnqY