O brasileiro que curte carros sabe que as montadoras não costumam trazer ao nosso país todos os modelos vendidos em mercados do chamado "primeiro mundo". Isso muitas vezes deixa nossos consumidores frustrados e com uma certa inveja dos "gringos" que podem pilotar máquinas que, dificilmente, vão sentir o cheiro do asfalto "verde e amarelo".
A Honda anunciou o nascimento das primeiras unidades do raivoso Civic Type R no Reino Unido. A versão mais esportiva do cupê japonês foi lançado no Salão de Genebra deste ano e tem números que impressionam, como o da aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e velocidade máxina de 270 km/h.
Esse desempenho é garantido motor 2.0 de quatro cilindros com injeção direta e turbo, que geram 314 cv de potência e brutais 40,8 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é dianteira.
A montadora não revelou quando o esportivo custará no mercado europeu. E para a nossa alegria, a Honda não descarta a vinda do modelo para o Brasil. No salão de Genebra deste ano, um executivo da marca disse que, se tiver demanda, o carro pode sim ser vendido por aqui. Basta saber quanto o brasileiro teria que tirar do bolso para ter uma máquina desta na garagem.