As concessionárias Honda já estão vendendo o Civic Si, versão esportiva do sedã que tem preço sugerido pela montadora de R$ 99.500. Entretanto, em algumas concessionárias, o sobrepreço já chegou a R$ 15 mil
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO CIVIC Si!
O modelo é um dos raros esportivos de verdade lançados no mercado e tem motor de 192 cv, 52 cv de potência a mais em relação às outras versões da linha. Fabricado em Sumaré (SP), tem na grade frontal o emblema Si, enquanto a referência ao motor está nas laterais. Os faróis usam caixas de refletores com lentes de policarbonato de alta resistência. Outro detalhe que caracteriza esportividade são os faróis de neblina embutidos na entrada de ar do pára-choque.
As rodas de liga leve aro 17 polegadas, de cinco raios, são calçadas com pneus 215/45 R17. O painel é basicamente o mesmo, mas os instrumentos ganharam iluminação vermelha e foi introduzido um shift light, luz que indica o limite máximo da rotação de potência do motor. Manopla do câmbio e volante são revestidos em couro, com pedais em alumínio e bancos tipo concha.
O Civic Si estréia o sistema EPS, direção eletricamente assistida, permitindo respostas mais eficientes e precisas ao volante, além de tirar menos potência que a hidráulica. O motor é um quatro cilindros de 1.998cm³ de cilindrada, com duplo comando de válvulas. Desenvolve 192 cv de potência a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm. A Honda garante que, apesar do desempenho esportivo, o consumo é moderado. Assim como o motor, a transmissão também é importada: manual de seis marchas com diferencial de deslizamento limitado (LSD) que distribui melhor o torque nas curvas e arrancadas.
Os engenheiros da Honda criaram um sistema de admissão e exaustão especialmente para o carro, só para enfatizar o ronco esportivo do motor. No quesito segurança, o Civic Si tem de série o sistema VSA (controle de estabilidade), freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem e airbags frontais).
Análise da notícia
A Volkswagen detém o título do mais potente automóvel já produzido no Brasil: foi a edição limitada do Golf GTI VR-6 fabricada em 2003, com 200 cv. O título passou para o Fiat Marea Turbo (182 cv), ameaçado de perto pelo Golf GTI turbo com 180cv. Agora, a Honda assume o pódio com o Civic SI (192cv), mas o título japonês dura apenas duas semanas: a Volkswagen apresenta no fim do mês o novo Golf GTI (turbo) com 194 cv. (Boris Feldman)