UAI

Honda confirma SUV compacto para mercados emergentes que deve 'matar' WR-V

Publicação indiana aposta que modelo será versão de produção do conceito N7X, com base do novo City, 4,30m de comprimento, com versões de cinco e sete lugares

Publicidade
Honda confirma SUV compacto para mercados emergentes que deve 'matar' WR-V
Honda confirma SUV compacto para mercados emergentes que deve 'matar' WR-V Foto: Honda confirma SUV compacto para mercados emergentes que deve 'matar' WR-V

Novo SUV compacto da Honda será versão de produção do conceito N7X, um SUV de sete lugares pensado para mercados emergentes

A subsidiária da Honda na Índia confirmou que está preparando um SUV totalmente novo, focado naquele mercado. Acontece que, hoje, muitos modelos que servem para o mercado indiano, servem também para o brasileiro. Logo, podemos ver neste futuro lançamento um provável sucessor para o Honda WR-V, que é um Fit aventureiro. O site Autocar India aposta que este veículo inédito será a versão de produção do conceito N7X, um SUV de sete lugares justamente pensado para mercados emergentes.

De acordo com o site especializado, esse veículo será baseado na nova geração do City, terá comprimento na faixa dos 4,30 metros e versões de cinco e sete lugares. No mercado indiano, esse utilitário-esportivo é considerado de porte médio, mas por aqui ele seria classificado como compacto. A publicação mesmo aponta como concorrentes o Hyundai Creta e o Volkswagen Taigun (nosso T-Cross). Mas, é bom ter paciência, já que o lançamento do modelo é esperado para o segundo semestre de 2023.

Não é segredo que a Honda vive uma espécie de crise existencial no mercado brasileiro. Enquanto prepara uma renovação completa em sua gama atual, a marca de origem japonesa padece em um limbo, sem se destacar em qualquer segmento. Seu último grande sucesso foi o SUV compacto HR-V, que liderou o segmento por alguns anos, mas não se manteve atraente a partir da chegada de novos concorrentes.

Mas, é claro que a marca não está morta e se prepara para voltar a brilhar. A primeira ofensiva será dada ainda em 2021, com a chegada da nova geração do City. Além do sedã compacto, a maior expectativa é para a chegada de seu inédito (no Brasil) hatchback, esperado para o início de 2022. É nesses veículos que está a aposta da marca em manter os volumes atuais, apesar da redução do número de modelos fabricados por aqui, conforme declaração dada em junho por Atsushi Fujimoto, o novo presidente da Honda para a América do Sul.

Porém, a Honda vai arriscar muito se for oferecer mesmo o City apenas com motor 1.5 aspirado, com alguns apostam. Recentemente, outras marcas já frustraram as expectativas de um motor turbo, como a Peugeot com o 208 e a Nissan com o Versa e o Kicks. Infelizmente, o SUV compacto de entrada que será fabricado no Brasil também deverá trazer esse motor 1.5 aspirado de até 126cv de potência, com injeção direta de combustível, ligado a um câmbio CVT.

Nova geração do Honda HR-V deve ser lançada no Brasil no início de 2022

Já a nova geração do HR-V, prevista para o início de 2022, poderá ganhar motorização híbrida e subir de nível, rivalizando com modelos médios como o Toyota Corolla Cross. O City hatch deve “matar” o Fit no Brasil, já que a quarta geração do monovolume ficou sofisticada e cara demais. Outro modelo que ajudou a fazer o nome da Honda por aqui e pode deixar de ter fabricação nacional é o Civic, já que o segmento está em processo de encolhimento e seu volume de vendas pode não justificar os investimentos necessários para a produção da nova geração. Ao menos a aposta é que o modelo continue a ser vendido como importado.