A vida do Ford EcoSport ficou bem mais difícil com a chegada do Honda HR-V no mercado dos utilitários esportivos (SUV) compactos. Então líder, o modelo americano comeu poeira com a novidade japonesa em abril. E não foi por pouco. Outras novidades ainda estão aquém nas vendas.
VEJA FOTOS DO HONDA HR-V!
O balanço dos veículos mais vendidos no Brasil feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) aponta que o Honda HR-V emplacou 4.957 unidades em abril. No mesmo período, o Ford EcoSport teve 2.920 emplacamentos. Ou seja: comeu mais de 2 mil unidades de poeira. Banzai!*
O terceiro SUV compacto mais vendido no Brasil em abril foi o Renault Duster. O veículo francês registrou 2.892 unidades emplacadas. O Duster ganhou uma reestilização e vai tentar brigar com as versões de entrada do segmento. Já o EcoSport recebeu uma configuração topo de linha com mais equipamentos. Pelo visto, as estratégias não deram certo em abril.
GALERIA DE IMAGENS DO ECOSPORT!
Outras duas novidades prometem aquecer o mercado, mas por enquanto registram poucas vendas. O Jeep Renegade teve 575 unidades em abril, enquanto o Peugeot 2008 registrou apenas 181. Será preciso aguardar o fechamento de maio para ter uma visão mais clara dos lançamentos.
Com preço a partir de R$ 69,9 mil, o Hyundai Tucson também foi afetado pelo HR-V e teve queda nas vendas: registrou 756 emplacamentos em abril. O Chevrolet Tracker caiu de 873 para 719 unidades no mês. O JAC T6 não “pontuou” nesse mês.
VEJA FOTOS DO JEEP RENEGADE!
SUV Compcatos - Vendas abril
1. Honda HR-V - 4957
2. Ford EcoSport - 2.920
3. Renault Duster - 2.892
4. Hyundai Tucson - 756
5. Chevrolet Tracker - 719
6. Jeep Renegade - 575
7. Peugoet 2008 - 181
* 'Banzai' é uma palavra de origem chinesa, mas introduzida no idioma japonês desde o século 8, e quer dizer "dez mil anos" ou "vida longa". Atualmente expressa entusiasmo e celebração. Há informações que a diretoria da Honda bradou isso ao saber da notícia. Por outro lado, ouvimos dizer que os americanos da Ford utilizaram um termo em inglês para lamentar as vendas do EcoSport.