Muito se fala sobre veículos elétricos, mas, talvez, devido ao reinado dos motores a combustão interna, vários aspectos ainda são desconhecidos da maioria das pessoas. A série "Por dentro dos elétricos" vai tentar elucidar os principais pontos desse universo. Nesta primeira matéria, mostramos os principais modelos e as tecnologias disponíveis.
HÍBRIDO
Nos carros, o uso da motorização híbrida conjuga um motor a combustão a outro movido a eletricidade. Assim, é possível rodar no modo elétrico até o final da autonomia (mais curta do que a de um elétrico convencional), contando com o motor para recarregar as baterias. Sem falar que ambos podem trabalhar juntos e dar um desempenho melhor. Para alguns, os híbridos representam uma fase de transição, motivo pelo qual a Renault teria investido diretamente nos elétricos na linha Z.E. (Zero Emissions). Já a japonesa Nissan, uma perceira da marca francesa, tem feito sucesso com o elétrico Leaf. A maioria dos híbridos se vale do ciclo de combustão Atkinson no lugar do Otto (norma entre os modelos a gasolina). "No ciclo Atkinson, você pode deixar o motor em um modo de trabalho mais estável, sem tantas variações. É mais econômico, porém rende menos energia, o que é compensado pelo motor elétrico", afirma Ronaldo Mazará, membro da Comissão de Veículos Elétricos da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
PLUG-IN
Quando um veículo híbrido recebe a especificação "plug-in", significa que as baterias que alimentam o motor elétrico podem ser recarregadas numa tomada elétrica, e não apenas por um motor a combustão.
ELÉTRICO
Os primeiros modelos elétricos de produção começaram a surgir nos últimos anos. Se antes eram limitados a testes ou simplesmente utilizados em trajetos estritamente urbanos, modelos como o Nissan Leaf começaram a popularizar os elétricos como carros práticos, com espaço de um automóvel médio e alcance de até 160 quilômetros. No mercado atual, até propostas de esportivos como o Tesla Roadster foram prospectados, fechando uma primeira fase de projetos com viabilidade comercial. A Renault lançou a linha de elétricos Z.E., que vai do pequeno Twizy para apenas dois passageiros ao sedã médio Fluence. Enquanto isso, outros fabricantes se desdobram para criar divisões elétricas e fugir de multas ambientais na Europa. A BMW, mesmo associada ao alto desempenho, vai lançar sua linha de elétricos e híbridos em 2013.