UAI

Hummer elétrico: jipão militar 'ecológico' já é realidade

Modelo é uma das atrações de feira de artigos militares realizada nos Estados Unidos

Publicidade
Por enquanto, modelo ainda é um protótipo
Por enquanto, modelo ainda é um protótipo Foto: Por enquanto, modelo ainda é um protótipo

A GM Defence, braço da General Motors responsável pelo desenvolvimento de veículos militares, parece estar se adequando aos novos tempos. Afinal, acaba de apresentar no evento Modern Day Marine 2023, em Washington, DC, nos Estados Unidos, um modelo elétrico do icônico jipão Hummer. Trata-se, ao menos por enquanto, de um protótipo, mas totalmente funcional quanto à propulsão e à dirigibilidade.

O Hummer elétrico compartilha o chassi com a versão mais recente do similar a combustão, mas, claro, tem sistema de propulsão bem diferente. O motor elétrico é alimentado por uma enorme bateria de 212kWh: trata-se do mesmo conjunto mecânico utilizado no Hummer EV, que destina-se a civis.

A diferença é que, no modelo militar, há ainda um motor a combustão, abastecido a diesel. Ele, porém, não movimenta as rodas, como nos veículos híbridos, e sim serve como gerador para alimentar as baterias e ampliar a autonomia, que chega a 482km. De acordo com o fabricante, uma recarga de apenas 12 minutos permite um alcance adicional de 161km.

Jipe militar Hummer EV elétrico de lateral estacionado
Modelo tem capacidade para transportar seis ocupantes

Outras características técnicas do Hummer elétrico são as rodas calçadas com pneus off-road de 37 polegadas e a gaiola de proteção tubular, que envolve os assentos para os seis ocupantes. O projeto também inclui um sistema de freios específico para o jipão militar, além de uma carroceria elaborada para permitir grandes ângulos de ataque e de saída.

Hummer elétrico é bem diferente do jipão raiz

As origens do jipão Hummer remontam a 1979, quando as forças armadas dos Estados unidos lançaram um edital para a aquisição de novos veículos militares. O projeto escolhido acabou sendo o da empresa AM General, inicialmente conhecido pela sigla HMMWV, que logo se transformou, devido à pronúncia, em Humvee. O modelo acabou ganhando projeção global em 1990, quando atuou na Guerra do Iraque.

Diante dessa "fama", em 1992 a AM General acabou comercializando uma versão civil do jipe M998, que recebeu a designação de Hummer. Já em 1999, a General Motors adquiriu os direitos de produção desse modelo e transformou o nome em uma marca, que durou até 2009. Por fim, em 2021, a multinacional lançou o GMC Hummer EV, de proposta civil e propulsão elétrica.