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Hyundai apresenta Sonata híbrido

O modelo da linha BlueDrive foi revelado no Salão de Nova Iorque

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A Hyundai deu um passo a frente na demonstração da evolução tecnológica da marca com a apresentação da versão híbrida do Sonata no Salão de Nova Iorque, que abriu as portas hoje ao público. O sedã médio grande é impulsionado pelo mesmo motor 2.4 16V Theta II das versões convencionais, com 171 cv de potência a 6 mil rpm e 21,5 kgfm de torque a 4 mil giros. Mas o propulsor conta com o auxílio em paralelo de um motor elétrico capaz de entregar 40,7 cv e providenciais 20,9 kgfm de torque. A transmissão fica por conta de uma caixa automática de seis marchas.

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O motor elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio, pode impulsionar o Sonata sozinho até a velocidade de 100 km/h. A marca chama a atenção para o peso do conjunto de baterias, de apenas 43,4 kg, o que não influenciou tão negativamente o peso total de 1.568 kg. Para economizar combustível, o Sonata híbrido conta ainda com um sistema regenerativo de freios, capaz de armazenar parte da energia gerada em frenagens nas baterias, compressor do ar-condicionado acionado por eletrecidade (e não por polias). Com tudo isso, a média de consumo declarada é de 15,7 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.

O sedã conta com um desenho diferenciado face o Sonata normal. Os faróis e lanternas ganharam elementos mais futuristas, iluminados por filetes de LEDs, um tipo de iluminação bem mais econômico. A grade ondulada da nova geração foi transferida para o para-choque, em um esportivo formato hexagonal com grade em colméia. O refinamento aerodinâmico está presente nos ângulos mais suaves dos para-choques, nos spoilers e até nas rodas, o que permitiu a obtenção de um coeficiente aerodinâmico bem mais favorável, de 0,25 conta bons 0,28 do original.

Os faróis e lanternas se destacam pela utilização de LEDs, mais eficientes



O híbrido também é diferenciado pelo seu interior, em especial na introdução de um visor LCD de 4,2 polegadas entre o velocímetro e o conta-giros. No display são exibidas informações como o modo de direção, a energia consumida, o funcionamento do motor elétrico, o nível de combustível e de energia das baterias e o consumo médio e instantâneo.