A Caoa acabou de revelar detalhes sobre a nova estratégia da Hyundai prestes a entrar em ação no mercado brasileiro. A parte boa é que tem muitas novidades chegando por aqui e o foco na eletrificação será perceptível. Os destaques vão para o Kona em versão híbrida e 100% elétrica, Ioniq híbrido, o Tucson reestilizado e o caminhão leve HR.
Confira o cronograma do lançamento abaixo:
Data de lançamento no Brasil Modelos Março Ioniq, Tucson facelift e HR 4X4 Julho Kona HEV (híbrido) Agosto Kona EV (elétrico) 2024 Ioniq 5 e Palisade 2025 Palisade HEV (híbrido) e Tucson de 4ª geração
O SUV grande Palisade e o Ioniq 5, por sua vez, virão importados pelo grupo brasileiro.
Além disso, a renovação da união entre Caoa e Hyundai também foi confirmada.
Hyundai Kona
O SUV compacto da Hyundai chegará em duas versões: primeiro na híbrida e, depois, na 100% elétrica. Ele tem 4,2m de comprimento, 1,8m de largura, 1,56m de altura e 2,6m de entre-eixos.
O Kona Híbrido, confirmado para julho, virá equipado com motor motor 1.6 a gasolina (de 105cv e 15kgfm) junto a um elétrico (de 43,5cv e 17,3kgfm). Ao todo, serão 141cv de potência combinada.
O consumo, segundo medições do Inmetro, é de 19,6km/litro na cidade e 17,4km/l na estrada.
Já o elétrico, que chega em agosto, traz um motor de 136cv e 40,3kgfm de torque, além de uma bateria de 39,2kWh. Pelo padrão NBR, o alcance elétrico será de 252 quilômetros.
Ambas versões tem a mesma lista de equipamentos e o mesmo visual. O único problema é que o Kona foi recentemente reestilizado na Europa, de modo que a geração que chegará aqui já estará desatualizada em relação ao exterior.
Tucson
Ainda neste mês, as concessionárias Hyundai receberão o Tucson reestilizado que já apareceu nos EUA em 2018. A produção segue em Anapólis (GO).
Com facelift sutil, o SUV será praticamente igual ao modelo comercializado atualmente no Brasil. Na prática, as mudanças se concentram nos novos faróis em LED, grade dianteira mais destacada e rodas. Na traseira, as lanternas também recebem novo arranjo interno e leve retoque no para-choque.
O motor é o mesmo 1.6 turbo de 177cv de potência e 27kgfm de torque. O câmbio é o de dupla embreagem e sete marchas.
Depois da reestilização, a chegada da quarta geração do Tucson no Brasil está programada para 2025.
Hyundai Ioniq
O Hyundai Ioniq, até então, estava disponível no Brasil apenas pelo serviço de assinatura (ou aluguel), custando R$ 3,3 mil no plano inicial. Agora, a marca resolveu disponibilizar, a partir deste mês, a sua venda de fato para os consumidores brasileiros.
O hatch médio é equipado com o mesmo motor 1.6 híbrido do Kona HEV, que entrega uma potência combinada de 141cv. O consumo é de 18,9km/l na cidade e 18,8km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Dentre os equipamentos principais, estão faróis full-LED, lanternas de LED, bancos de couro com ajuste elétrico e ar-condicionado automático digital de duas zonas.
Em 2024 será a vez do Ioniq 5, um hatch médio 100% elétrico. O modelo pode vir com apenas um motor (na traseira) ou com um propulsor em cada eixo.
Atualmente, ele é vendido em outros países com potência combinada que pode chegar a 304cv na versão topo de linha. Também dependendo da configuração, a bateria vai de 58kWh a 77,4kWh e a autonomia pode chegar aos 480 quilômetros.
Palisade
No ano que vem, o maior e mais luxuoso SUV da Hyundai chegará ao Brasil, o Palisade.
Ele tem 4,98m de comprimento, 1,98m de largura, 1,75m de altura e 2,90m de entre-eixos. Em fevereiro o desenho do modelo foi registrado no Brasil, o que indicava sua chegada em breve por aqui.
A Hyundai não informou qual variante ela trará. O que se sabe é que, em 2025, uma versão híbrida está confirmada.
Hyundai HR
Por fim, a linha do caminhão leve da Hyundai, o HR, será complementada com uma versão com tração 4x4. O motor é o diesel 2.5 de 130cv e 26kgfm.
Atualmente, o HR é vendido, aqui, com preços a partir de R$ 159.990.
Você conhece o canal do VRUM no Youtube?