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Hyundai tem carro básico 'secreto' sem central multimídia

Uma versão do Elantra abriu mão das telas sensíveis ao toque

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O veículo tem console central com botões físicos
O veículo tem console central com botões físicos Foto: O veículo tem console central com botões físicos

As centrais multimídias com suas telas sensíveis ao toque já se tornaram quase que obrigatórias nos carros modernos. Atualmente, é até difícil imaginar um modelo 2023 sem esses recursos. Porém, o Hyundai Elantra está provando o contrário.  

Na verdade, o que acontece é que uma versão ' secreta' do Elantra, vendida apenas em mercados em desenvolvimento, como no Oriente Médio, pode ser encomendada sem a central multimídia. Mas, em compensação, o que vem no lugar é um console central um tanto quanto antiquado – para não dizer feio.

O modelo pode ser encontrado no site do revendedor saudita Al Kaif Motors. Nas imagens postadas no anúncio, o Hyundai Elantra aparece com botões físicos e uma pequena tela de matriz (não tátil), ao invés do padrão tela sensível ao toque de oito polegadas, que é o disponibilizado no mercado americano.

A maioria dos recursos das versões com telas táteis, como áudio Bluetooth e rádio, ainda estão presentes nesta versão básica, mas eles são suportados por botões físicos analógicos.

Por que o Hyundai Elantra não tem esta versão básica nos EUA?

Os carros novos nos Estados Unidos são quase universalmente equipados com telas sensíveis ao toque, incluindo o Hyundai Elantra vendido por lá. Isso se deve às demandas atuais por tendências modernas e tecnológicas e, principalmente, aos regulamentos de segurança do país os quais exigem câmeras nos veículos.

Assim, mesmo que as montadoras queiram oferecer versões mais baratas, sem centrais multimídias touchscreen, os carros precisam ter as telas embutidas em seus designs internos para que estas possam suportar os monitores das câmeras de segurança. É isso o que impede, portanto, que o Hyundai Elantra seja oferecido nos EUA nesta versão básica, com console central de botões.

De qualquer forma, é interessante imaginar como seriam os veículos caso essa moda das centrais multimídias e telas digitais táteis fosse abandonada. A verdade é que essa ideia não está tão distante assim.

Substituição de telas por botões já repercutiu no setor automobilístico

Além do caso desta particular versão do Hyundai Elantra, algumas outras marcas já se mostraram simpáticas à ideia da substituição das telas digitais por botões físicos.

O que acontece é que, atualmente, já existe, no setor, uma corrente de pensamento a qual considera as tecnológicas centrais multimídias sensíveis ao toque um risco à segurança. Segundo essa visão, elas são "uma distração a mais" para os motoristas, além de serem mais difíceis de manusear, o que também prejudica a atenção do condutor.

Há quem diga também que as telas sensíveis ao toque vão contra o design e a essência tradicional dos veículos, como é o caso do designer chefe da Citroën DS premium.

O engenheiro mecânico Thomas Schäfer, atual CEO da Volkswagen, anunciou também, no ano passado, que os botões físicos do volante estão voltando, tomando o lugar dos "touch".