UAI

Hyundai é a primeira montadora a receber a certificação de lixo zero no Brasil

Empresa recebeu nota 93% e é a primeira fabricante de veículos do Brasil a ser certificada como zero lixo

Publicidade
Entre os modelos que a Hyundai produzia na Rússia, está o SUV Creta
Entre os modelos que a Hyundai produzia na Rússia, está o SUV Creta Foto: Entre os modelos que a Hyundai produzia na Rússia, está o SUV Creta

A Hyundai é a primeira empresa fabricante de veículos do Brasil a ser certificada como zero lixo pela Zero Waste International Alliance. A empresa que atua no Brasil desde 2010 por meio do seu representante local, o Instituto Zero Lixo, certifica empresas que tenham produção responsável e cuidem do meio ambiente.

A certificação de Lixo Zero é emitida apenas para empresas que atinjam a marca mínima de 90% de resíduos encaminhados corretamente para o descarte e não para aterros. No caso da Hyundai, a montadora alcançou 93%, recebendo então a certificação. 

A Hyundai também recebeu, em junho, o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, ONG que desenvolve programas em busca da conservação dos recursos naturais. O selo reconheceu a Hyundai como uma empresa que tem boa utilização dos recursos naturais e baixo índice de poluição.

O que significa a Certificação Lixo Zero da Hyundai?

Certificado Lixo Zero recebido pela Hyundai
Certificado da Hyundai emitido e homologado pelo Instituto Lixo Zero

O Instituto Zero Lixo atesta no Brasil a gestão correta de resíduos sólidos seguindo uma metodologia global unificada. A Certificação é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos destinados corretamente. Somente este certificado atesta que a empresa ou evento é de fato uma boa destinadora de resíduos, como ocorreu com a Hyundai.

A certificação recebida pela montadora tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria. Além da porcentagem pelo descarte correto dos resíduos, o documento possui também uma escala que vai de A até D chamada de “índice de boas práticas”. Essa escala é referente às boas práticas e aos pontos que o estabelecimento ou evento recebeu durante a auditoria.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas