A Hyundai abriu sua primeira fábrica de motores na América Latina. Com 17,7 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade industrial fica na cidade de Piracicaba (SP) e foi erguida 10 anos após a inauguração da fábrica responsável pela produção dos modelos HB20 e Creta.
A planta é fruto de um investimento de R$ 500 milhões e emprega 256 funcionários. É a 13ª fábrica de propulsores construída pela montadora coreana em todo o mundo, e será a primeira a adotar a nova tecnologia AMR, que usa robôs móveis e autônomos para o transporte de peças entre os processos de fabricação.
Motores produzidos irão para o Hyundai HB20, HB20S e Creta
A nova fábrica de motores da Hyundai em Piracicaba focará sua produção na gama de motores do HB20 e do HB20S. Ambos os modelos têm duas variações de propulsor:
Motor 1.0 aspirado 80cv de potência e 10,2kgfm de torque Motor 1.0 turbo* 120cv de potência e 17,5 kgfm de torque
A Hyundai é, atualmente, a quinta marca de veículos mais vendida no Brasil. Foram 122,5 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves registrados de janeiro a agosto desse ano. O HB20, inclusive, é o carro de passeio mais vendido do Brasil: foram 61,9 mil unidades negociadas no mesmo período.
"Nossa nova planta de motores tem alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil", afirma Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul.