Julio Cabral
Após dar os primeiros passos como fabricante de automóveis de luxo, com o Genesis, a Hyundai exibiu uma versão mais luxuosa do modelo grande Equus VL500, o maior da gama da marca. Com um acréscimo de entre-eixos o sedã se tornou uma limusine, com direito a versão blindada em nível de proteção presidencial. O Equus Limo blindado foi criado especialmente para o presidente sulcoreano Cheong Wa Dae. Como é comum entre o esquema de segurança de veículos presidenciais, foram construídos três carros semelhantes.
O motor é um novo V8 de 5 litros com 400 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. O conforto dos dois privilegiados passageiros traseiros é assegurado pelas largas poltronas, com direito a regulagem elétrica do apoio para as pernas e do descanso dos pés. Tem até massageadores elétricos.
Embora as informações técnicas sobre o veículo sejam escassas, dado o alto nível de sigilo necessário, é sabido que esse Hyundai é capaz de suportar explosões de até 15 kg de dinamite e possui nível de blindagem semelhante aos BMW e Mercedes presidenciais ? que resistem a disparos de armas automáticas, como fuzis de variados calibres, canhões antiaéreos e, até mesmo, disparos de bazuca e minas terrestres. Se não é capaz de rivalizar com ?a Besta?, o Cadillac sobre chassi de picape utilizado pelo Barack Obama, o Equus VL 500 Limo impressiona por ser o primeiro veículo do gênero produzido na Coréia do Sul.