UAI

e-Corner System: tecnologia revolucionária pode acabar com as balizas; saiba mais

Apresentado no CES 2023, o e-Corner System da Hyundai vem para facilitar manobras e balizas, fazendo carro "andar de lado"

Publicidade
E-corner system transforma o carro em caranguejo para estacionar com mais agilidade
E-corner system transforma o carro em caranguejo para estacionar com mais agilidade Foto: E-corner system transforma o carro em caranguejo para estacionar com mais agilidade

Se você tem dificuldades de estacionar em vagas muito apertadas, ou que exijam muitas manobras, seus problemas estão prestes a acabar. A divisão de tecnologias da Hyundai, a Hyundai Mobis, desenvolveu o e-Corner System, uma tecnologia que permite ao automóvel deslocar-se de lado, em ângulo ou girando em seu próprio eixo.

Diferente da função Scrab presente no GMC Hummer (que faz analogia ao caranguejo), o e-Corner System traz um conjunto modular em cada roda. Com isso, as quatro rodas são capazes de girar de forma independente, em até 90º.

Não é ficção, é tecnologia

https://youtu.be/3Isz0XgBsIg

Como é possível ver no vídeo acima, a tecnologia e-Corner System do Hyundai Ioniq 5 possibilita que ao posicionar o veículo paralelamente à vaga e acionar o sistema, ele entre de forma lateral e autônoma na vaga, até estacionar. Ou seja, o motorista não precisa mais se preocupar com a baliza.

Além disso, o e-Corner System é uma mão na roda para realizar retornos e movimentações na diagonal sem ter que manobrar o veículo diversas vezes, reduzindo as chances de batidas leves ao estacionar, perda de controle e estabilidade.

A Hyundai Mobis revelou que a tecnologia e-Corner System do Hyundai Ioniq 5 ainda está em fase de testes. Segundo a montadora, grande parte dos componentes essenciais para a execução do sistema estão em processo de ajuste e desenvolvimento para garantir o pleno funcionamento desde a direção e frenagem até a conectividade e a eletrificação.

Quem é o grande portador do e-Corner System

O Hyundai Ioniq 5, equipado com e-Corner System, é um crossover com cara de hatch com 4,63 metros de comprimento e fantásticos 3 metros de entre-eixos. Primo do Kia EV6 GT, o Hyundai Ioniq 5 conta com ótimo espaço interno, com banco traseiro deslizante para favorecer o porta-malas ou o espaço traseiro.

Na tecnologia, além do e-Corner System, o modelo se destaca pela presença do recurso de semi-autonomia na direção. Nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 é vendido a partir de US$ 41.450 (aproximadamente R$ 206 mil), podendo chegar a US$ 52.600 (cerca de R$ 262 mil).