De Florianópolis (SC)* - Se a onda do momento são os utilitários-esportivos e crossovers, a Hyundai mostra que está ligada no movimento e termina o ano trazendo novidades no segmento. A principal delas é o novíssimo Creta, um SUV compacto de linhas modernas, bem ao estilo coreano, que está sendo produzido na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo. Entre os principais atrativos da novidade estão o amplo espaço interno e a generosa lista de equipamentos de série, que inclui stop/start desde a versão de entrada. Os motores são 1.6 e 2.0 flex, com opções de câmbios manual ou automático, ambos de seis marchas.
O Hyundai Creta chegará ao mercado brasileiro em janeiro para concorrer diretamente com Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008 e Chevrolet Tracker, entre outros. Como sempre, a marca coreana aposta nas linhas ousadas de seu modelo, que é construído sobre a plataforma do atual Elantra. A versão de entrada é a Attitude 1.6 com câmbio manual, mas existe ainda a intermediária Pulse, com motor 1.6 manual ou automático, ou 2.0 com transmissão automática. A topo de linha é a Prestige, também equipada com câmbio automático de seis velocidades e motor 2.0.
Dirigimos o Creta por Florianópolis e foi possível perceber que o novo SUV vai dar trabalho à concorrência. Realmente, seu espaço interno é bem interessante, com ampla área para as pernas no banco traseiro. O assoalho atrás é quase plano e não rouba espaço. No acabamento interno predomina o plástico, até mesmo na versão topo de linha, que merecia pelo menos material emborrachado no painel. Falta nela também a opção de ajustes elétricos para os bancos.
AO VOLANTE Quanto à dirigibilidade, o Creta vai bem com qualquer uma das motorizações. É claro que o 1.6, com seus 130cv (etanol), tem desempenho mais modesto, mas, mesmo assim, atende bem tanto no trânsito urbano quanto na estrada. Já o 2.0 (166cv com etanol) tem respostas mais rápidas em arrancadas e retomadas de velocidade, desenvolvendo melhor na estrada. Ambos têm funcionamento ruidoso em altas rotações, mas mostram bom entendimento com o câmbio automático de seis velocidades, que faz trocas suaves, com bom escalonamento das marchas.
O Creta é um SUV equilibrado, com suspensões bem calibradas, dosando bem a estabilidade e o conforto ao rodar. Todas as versões trazem de série barras de teto longitudinais, ABS com EBD, monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20km/h, airbag frontal duplo, Isofix para cadeirinha infantil, direção elétrica progressiva, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, volante com regulagem de altura e distância, banco traseiro rebatível e bipartido.
VERSÕES A versão Attitude 1.6 manual, de entrada, custa R$ 72.990 e traz ainda faróis com refletor e máscara cromada, maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de liga leve de 16 polegadas, painel de instrumentos Supervision Cluster, bancos revestidos com tecido, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch (descida) para motorista, chave tipo canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas, computador de bordo e rádio blueAudio.
O Creta Pulse 1.6 manual, por R$ 78.290, acrescenta faróis de neblina, controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC) e sensor de estacionamento traseiro. A versão Pulse 1.6 automático, por R$ 85.240, traz ainda câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas e piloto automático com controles no volante.
Para os que querem gastar um pouco mais e ter mais desempenho e conteúdo, o Creta tem a versão Pulse 2.0 automático, por R$ 92.490, que acrescenta faróis com projetor e luz diurna DRL de LED, farol com iluminação direcional cornering lamp, ar-condicionado com saída para os bancos traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento, e abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave.
Já a versão topo de linha Prestige 2.0 automático, por R$ 99.490, traz ainda o painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster com acabamento na cor marrom, volante e bancos revestidos em couro, airbags laterais de tórax e de cortina, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com ventilação, abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento automático, câmera de ré dinâmica, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) e central multimídia blueNav.
FICHA TÉCNICA
MOTORES 1.6 16V de 1.591cm³ de cilindrada, que desenvolve 123cv (gasolina) e 130cv (etanol) a 6.000rpm, e torque de 16kgfm (g) e 16,5kgfm (e) a 4.500rpm; ou 2.0 16V de 1.999cm³ de cilindrada, que gera 156cv (g) e 166cv (e) a 6.200rpm e torque de 19,1kgfm (g) e 20,5kgfm (e) a 4.700rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira, com câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades
DIREÇÃO Com assistência elétrica
DIMENSÕES Comprimento, 4,27m; largura, 1,78m; altura, 1,63m; entre-eixos, 2,59m
PORTA-MALAS 431 litros
(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai/CAOA