Placas de sinalização de trânsito são ferramentas essenciais para manter o fluxo adequado de veículos nas vias. Porém, fato é que, algumas vezes, especialmente à noite, elas podem acabar passando despercebidas pelos motoristas. A Hyundai, pelo visto, está disposta a resolver este problema – ou pelo menos tentar – com a sua mais nova tecnologia que colocará essas sinalizações bem na frente do motorista a partir do auxílio dos faróis do próprio carro.
Mas como? A situação parece, de certa forma, inimaginável, mas, na verdade, não há nenhum segredo mirabolante.
O que acontece é que a Hyundai Mobis, divisão da marca especializada na fabricação de componentes automotivos, desenvolveu um novo farol que funciona tal qual um head-up display, sistema que projeta informações como velocidade, giro do motor e dados do GPS diretamente no para-brisa do veículo. Ele é muito comum em videogames de carros. Só que, no caso do da Mobis, a projeção acontece no asfalto.
Segundo a Hyundai, o objetivo do novo invento é reduzir os acidentes noturnos, tornando os motoristas mais conscientes acerca da sinalização rodoviária e das condições das vias, principalmente no caso de passagens de pedestres ou obras.
Como a nova tecnologia da Hyundai funciona?
Chamado HD Lighting System, o novo sistema de faróis desenvolvido pela Hyundai conta com uma câmera que consegue capturar e ler as sinalizações de trânsito presentes na via.
Ao mesmo tempo, a tecnologia conta com uma série de "pequenos espelhos" capazes de refletir a luz de um conjunto de LEDs do farol na superfície de projeção. Assim, as informações lidas conseguem, por meio das luzes refletidas pelos espelhos, ser projetadas no asfalto na forma de uma imagem – referente ao sinal de trânsito – de alto brilho.
Ao todo, são 25 mil micro LEDs com largura de 0,04mm cada (mais finos do que um fio de cabelo humano, por exemplo). O número é 250 vezes maior que o da quantidade de LEDs instalados em faróis convencionais de LED.
Com esse conjunto, a nova criação da Hyundai consegue emitir/projetar diversas informações, incluindo limites de velocidade, avisos de lombadas, sinalização de construção, faixa de pedestre etc. Alguns desses dados também são obtidos pelo GPS acoplado ao veículo.
A tecnologia da Hyundai Mobis é considerada um benefício não só para os próprios motoristas, mas também para os pedestres. Se o farol, por exemplo, projetar a imagem de uma faixa de pedestres na estrada, eles mesmos terão uma melhor visão à noite para atravessar a via.
- Hyundai desenvolve tela que ‘desaparece’ no painel; entenda
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!